Aliança comemora 61 anos com muitos eventos, informação e cultura japonesa

O mês de novembro foi de muito trabalho para a Aliança, devido às comemorações dos 61 anos da entidade.

mini-2017-11-15 14.46.35

A programação comemorativa teve como destaque a apresentação do espetáculo Kyogen, que lotou o auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) no dia 15 de novembro, em parceria com a HIS Brasil Turismo.

No dia seguinte, 16 de novembro, o Auditório Kunito Miyasaka, no Centro Cultural Aliança, sediou um encontro do ator Tadashi Ogasawara com um público muito especial. Durante o workshop de Kyogen, 20 atores e estudantes de Teatro puderam aprender algumas técnicas da arte e a história do teatro cômico japonês, com direito a certificado assinado pelo mestre. Após o encontro, os atores apresentaram-se novamente no Bunkyo, no período da noite.

Música e informação

Já no dia 17 de novembro, data em que a Aliança comemorou 61 anos, tivemos uma programação especial e inédita, com destaque para as exposições de origami, orinuno, kirigami, washiê e mangá, que foram organizadas pelos professores e abertas ao público.

O aniversário da Aliança começou musical, com uma apresentação de koto da musicista Yoko Nishi, natural da cidade de Wakayama, no Japão, que promove o intercâmbio internacional de música de koto e atividades de criação e ensino.

mini-2017-11-17 10.31.18

Logo depois do recital, teve início a palestra do ex-ministro da Economia do Japão, Heizo Takenaka, professor emérito da Universidade de Keio e professor da Universidade de Toyo no Japão, que foi duas vezes ministro no governo de Junichiro Koizumi (Economia e Política Fiscal, depois do Interior e Comunicações).

O evento atraiu público de 100 pessoas, que tiveram uma verdadeira aula sobre o tema “Geopolítica Econômica envolvendo Japão, China, Coreia do Sul e do Norte na atualidade”. Takenaka deu destaque às questões atuais e pouco divulgadas pela mídia brasileira, e trouxe informações contextualizadas sobre o cenário macroeconômico da Ásia. Ao final, os participantes puderam fazer muitas perguntas, prontamente respondidas pelo palestrante.

mini-2017-11-17 12.15.47-1

Lançamento de livro

E à noite, a programação de aniversário continuou, com o lançamento do livro que registra 20 anos de carreira da ceramista Hideko Honma, que realizou uma palestra com auditório lotado, contando sua emocionante trajetória como artista. Além disso, uma exposição de obras de Hideko e uma demonstração de tornos, com os alunos do atelier, possibilitaram que o público experimentasse um pouco mais da magia da cerâmica.

mini-2017-11-17 20.27.19

Encerrando a programação da noite, tivemos a visita da cantora Maiko Kozakura, que se apresentou no Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social no dia 19 de novembro. A cantora foi homenageada com um diploma de gratidão, entregue pelo vereador Aurélio Nomura, conselheiro da Aliança, e fez uma rápida visita na unidade.

“Para comemorar nossos 61 anos, ao invés de uma solenidade, resolvemos promover a essência da Aliança, que é a pratica da cultura japonesa. Foram diversas atividades nas últimas semanas, finalizando com o workshop de Kyogen para atores profissionais, que vibraram e participaram bastante. Tivemos também a palestra do ex-ministro de Economia, Heizo Takenaka, e finalizamos com a palestra de Hideko Honma, uma das mais importantes ceramistas do Brasil. A Aliança considera uma honra ter sediado esses projetos, sempre com casa lotada e público satisfeito. Vamos continuar nosso trabalho de divulgação da cultura japonesa”, resume o dr. Yokio Oshiro, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão.

mini-2017-11-17 21.31.03

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies