Palavra • Características

Nome Oficial: Japão, Nihon ou Nippon

 

Localização: Costa oriental do continente asiático. Região de grande atividade vulcânica e tectônica. A primeira resulta em fontes termais próprias para banhos medicinais, enquanto a segunda é responsável pelos terremotos. O Mar do Japão separa o arquipélago do continente asiático.

 

 

Área: É formado por quatro ilhas principais (Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu) e cerca de 3.000 ilhas menores. O território total consiste em 378.000 km2, sendo que mais da metade é coberto por florestas e montanhas. O ponto mais alto é o monte Fuji e, o mais baixo está ao nível do mar. 

 

Clima: As quatro estações são bem definidas, mas o clima tem suas variações. Nas cidades principais, o inverno costuma ser moderado e o verão quente e úmido. Tempestades de neve costumam atacar as ilhas do norte durante o inverno, enquanto, nas proximidades de Okinawa (bem ao norte), a temperatura varia em torno dos 16ºC. O início do verão é propício a chuvas.

 

Capital: A atual capital japonesa é Tokyo e se encontra na ilha de Honshu. Sua estrutura política consiste em 8 regiões e 47 Estados.

 

População: De aproximadamente 127 milhões de habitantes e seu crescimento populacional é de 0,29% ao ano. Cerca de 70% dos habitantes moram em regiões urbanas e destes 70%, 58% estão concentrados nas principais metrópoles. A maioria étnica entre os estrangeiros é coreana que representa 0,5% de toda população.

 

Língua: O idioma oficial é o japonês que sofre constantes mudanças pela interferência estrangeira. Algumas palavras são derivadas do chinês, do português, do alemão, do francês e, principalmente do inglês. No Japão existem muitos dialetos, mas todos os japoneses dominam a linguagem de oficial de Tokyo.

 

 

Educação: O índice de analfabetismo no Japão (de acordo com o censo de 1999) é de 0.2%. A educação é obrigatória e a lei é rígida: os pais que não tem os filhos devidamente matriculados na escola são procurados por agentes da prefeitura que averiguam a razão da infração. A falta de recurso financeiro não é justificável, pois a maioria das escolas é pública, o ensino e o material escolar são gratuitos e a matrícula é efetuada na instituição mais próxima da residência.

 

Saúde: O Japão tem a maior expectativa de vida do mundo: 85,3 anos para mulheres e 78,4 anos para homens. De acordo com o censo de 2003, o índice de mortalidade infantil é de 3,4 por 100 crianças nascidas. Característico dos países desenvolvidos, o Japão possui uma pirâmide social equilibrada. A saúde e a longevidade não se devem apenas aos cuidados individuais como boa alimentação, exercícios físicos e higiene. Mas também às condições econômicas do país, educação, qualidade sanitária, preocupação com o meio ambiente, acabam influindo no bem estar e qualidade de vida da nação. No Japão existem normas rigorosas para o controle da poluição.

 

Etnia e Cultura: Não se sabe ao certo a origem do povo japonês. Acredita-se que eles são descendentes de diversos povos vindos do continente asiático. Dizem que seus ancestrais pertenciam ao clã Yamato, que estabeleceu o governo imperial durante os primeiros séculos. O Japão tem grande influência chinesa na história, tradições e costumes.

 

Religião: O budismo foi introduzido no Japão no século VI. A religião veio da Índia, mas chegou ao país, através da China e Coréia. Após um breve conflito, o budismo permaneceu como religião oficial junto com o shintoísmo. O catolicismo foi introduzido em 1549 pelos europeus, que foram expulsos pelo shogunato Tokugawa em 1613.

 

Forma de Governo: O Japão passou por várias fases até chegar à Monarquia Parlamentarista. Por muitos séculos, o país foi comandado pelo regime militarista, ou melhor, pelos shoguns (general, comandante chefe). A repressão se deu até a reascenção do imperador ocorrida em 1868. Este fato contribuiu para a queda do feudalismo e a criação de um Estado centralizado que apostou na modernização e industrialização do arquipélago. Em poucos anos, a custa de guerras, o Japão foi reconhecido como potência mundial. Título que se consolidou após a Segunda Guerra Mundial, quando o país entra num período de rápida reconstrução e desenvolvimento.

 

Hino e Bandeira: A bandeira japonesa consiste num círculo vermelho ao centro de um fundo branco. O nome da bandeira é Hi no Maru ou “Bola do Sol”. Inicialmente, a bola vermelha foi associada à Família Imperial, depois à Deusa do Sol (Amaterasu Omikami). Desde então o Japão é conhecido como a Terra do Sol Nascente ou Hi no Moto. Sua oficialização como bandeira nacional aconteceu em 1870. O hino japonês (Kimigayo) também é conhecido por ser o mais curto do mundo. Foi publicado no período Heian e, originalmente referia-se à longevidade do imperador. No período Heisei, o sentido foi modificado em louvor ao imperador. Hoje, o hino traz palavras de paz e prosperidade e após a Segunda Grande Guerra tornou-se uma homenagem ao povo.

 

Unidade Monetária: Iene (¥). A moeda foi introduzida no Japão por volta de 708 d.C. e os primeiros modelos foram copiados da China. Atualmente circulam moedas nos valores de um, cinco, dez , 50, 100 e 500. As cédulas são de mil, dois mil, cinco mil e 10 mil ienes. No final do século XVI surgiu o koban (moeda feita de ouro e prata que tinha um formato oval). Ela era utilizada em caso de recompensa ou presente e seu valor era determinado pela quantidade de ouro.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies