Presidente da Aliança fala sobre a inauguração do Centro Cultural no dia 29 de julho

Texto: Erika YamautiFullSizeRender

Uma vitória conquistada por todos. No dia 29 de julho, a Aliança inaugura o seu Centro Cultural, a primeira sede própria da entidade, localizada na Rua Deputado Lacerda Franco, 328, em Pinheiros, São Paulo.

O novo espaço, com arquitetura moderna e inovadora, terá 751 m2 dedicados à realização de cursos de língua japonesa, artes e gastronomia, além de palestras e eventos culturais, com auditório, salas multiuso e um espaço voltado exclusivamente aos cursos de culinária japonesa.

Foram muitos anos de sacrifício e luta, em que a Aliança colocou recursos próprios para manter a obra, pedindo também apoio dos alunos e parceiros para continuar a construção. “Para essa obra tornar-se realidade, foi uma longa jornada. Hoje é uma realidade, não mais uma previsão. Chegamos à obra finalizada, mobiliada e estamos fazendo a limpeza para deixar tudo em ordem para a inauguração! Os eventos e atividades já tem um calendário montado, que será divulgado a partir da inauguração”, adianta o presidente da Aliança, Dr. Yokio Oshiro.

“Este é um sonho realizado e se deve principalmente aos diretores, todos voluntários, especialmente o engenheiro Sussumu Niyama e a arquiteta Rosana Nakano, que abraçaram a obra e são profissionais da área, e que apesar de seus afazeres, se dedicaram voluntariamente desde o começo do projeto até hoje, diariamente, para que o cronograma seja cumprido”, afirma o Dr. Oshiro.

Parcerias estratégicas

O projeto teve a participação de parceiros como a Fundação Kunito Miyasaka, e também o governo japonês, que doou os equipamentos audiovisuais para a estrutura das salas de aula. “A participação do Consulado Geral do Japão no Centro Cultural Aliança não se resumiu apenas ao aspecto financeiro. O fato do governo japonês e do Consulado acreditarem em nosso projeto foi fundamental para que nós nos engajássemos ainda mais na conclusão da obra, arregaçando as mangas para que tudo fosse adiante”, completa o Dr. Oshiro.

O Centro Cultural Aliança terá uma estratégia diferenciada para conquistar o público. “Somos uma instituição compacta, por isso vamos fazer as coisas de uma forma simples, implementando o Centro Cultural Aliança na região de Pinheiros, fora do circuito tradicional da comunidade japonesa, levando a difusão da cultura para uma região fora do comum, tentando atingir a população não nikkei. Para isso, vamos levar dentro do Centro Cultural duas unidades, uma voltada aos cursos de Língua Japonesa, e outro segmento exclusivo para Cultura e Artes”, explica o presidente da Aliança.

Entre os diferenciais do espaço, uma programação muito recheada de novidades e exclusivíssima. “Teremos o curso de instrumentos tradicionais japoneses com Shen Ribeiro; músicas clássicas eruditas com o maestro Ricardo Fukuda; a Escola de Culinária Japonesa de São Paulo, do chef Shin Koike, e teremos também para supervisionar essa área de Cultura e Artes o nosso curador, Jo Takahashi, que aceitou o desafio de ser parceiro da Aliança”, comemora.

Agora que a obra está quase finalizada, quais são os próximos desafios para a Aliança? “Sempre tenho dito que o desejo da Aliança era ter uma sede própria. Vamos inaugurar o Centro Cultural em Pinheiros e rigorosamente manter as nossas duas unidades tradicionais (na Vergueiro e São Joaquim), pois é um local que os alunos procuram e já conhecem”, finaliza o presidente da Aliança, Dr. Yokio Oshiro.


Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies