2° Gasshuku Aliança proporciona a alunos e ex-alunos experiências especiais ligadas à cultura e língua japonesa

minna_web3

Por Paula Cabral Gomes

Nos dias 30 e 31 de março e 1° de abril de 2018, ocorreu a segunda edição do Gasshuku Aliança, viagem de imersão na cultura e língua japonesa. Alunos e ex-alunos da Aliança Cultural Brasil-Japão tiveram a oportunidade de ter experiências especiais em São Miguel Arcanjo, na Colônia Pinhal, no interior de São Paulo.

A diversão e as atividades já começaram no ônibus com brincadeiras e canções em japonês. Todos os 48 participantes foram recebidos pelo Senhor Amano, proprietário da Biblioteca de Jovens, e o Dr. Yokio Oshiro, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão. Também estava presente o Senhor Eduardo Yoshida, presidente do Conselho da Aliança.

As competições iniciaram com o concurso de decoração de sanduíches e se encerrariam com as apresentações de histórias encontradas nos livros da biblioteca, orgulho do Senhor Amano, durante o almoço do domingo de Páscoa.

A primeira refeição da viagem foi nagashi soumen, macarrão fininho servido em água corrente fresca. Depois teve reunião de leitura na biblioteca, radio Taisso (com Baba-sensei), workshop de kendoo (com Clauber-san, Luiz-san e Guilherme-san) e workshop de gyooza. Para encerrar o dia, começou a primeira sessão de origami, com a criação de tsurus, e de karaokê.

O sábado já começou com bastante energia com radio Taisso e café da manhã reforçado. Em seguida, o grupo visitou as plantações de uva, caqui e dekopon do Senhor Yamashita. Todos puderam experimentar as frutas fresquinhas e comprar frutas, pepinos, geleias de dekopon e suco de uva.

Depois do almoço com kare, teve ensaio da apresentação final, workshop de panqueca e dança (com a Mari-sensei), que ensinou a coreografia do tema das Olimpíadas de 2020, que serão em Tóquio. Para encerrar o segundo dia de Gasshuku, workshop de shodoo com (Shiori-sensei e Makoto-sensei), temaki, mais uma sessão para dobrar tsurus e mais karaokê.

E o domingo também começou com radio Taisso para animar o pessoal, que iniciou a limpeza geral do local logo cedo para deixar tudo do jeito que encontraram. Antes do almoço de Páscoa, teve workshop de kung-ku (com Paula-san) e as últimas arrumações antes da partida.

Durante o almoço, todos se divertiram com as apresentações dos seis grupos, que foram divididos por cores desde o primeiro dia da viagem e prepararam e ensaiaram nos dois primeiros dias de viagem. No entanto, as competições tiveram clima de compartilhamento e todos torciam por todos, pois o mais importante no gasshuku sempre foi conviver e aprender.

Antes de entrarem no ônibus para retornar à São Paulo, todos os participantes do gasshuku entregaram ao Senhor Amano um presente feito com mil tsurus em agradecimento por tê-los recebido com tanta atenção e alegria.

A primeira edição do Gasshuku Aliança ocorreu no início de 2015 e teve 10 professores responsáveis pela organização e execução do evento. Já a segunda edição contou com 10 alunos como staff e 6 professores (Cena-sensei, Mari-sensei, Jaqueline-sensei, Shiori-sensei, Baba-sensei e Makoto-sensei) responsáveis pelo planejamento e pela execução.

Confira algumas das atividades realizadas durante o Gasshuku Aliança 2018 nas fotos tiradas por Fábio Yukio Suetsugu.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies