Do gostar de animes e tokusatsus à viagem dos sonhos: aluno da Aliança planejou detalhes de ida ao Japão para aproveitar cada segundo

Por Paula Cabral Gomes

  mini-IMG_9857

Apaixonado pela cultura japonesa desde a infância, Clauber de Oliveira, 35 anos, analista de sistemas, está no Pré-intermediário do curso Marugoto na Aliança Cultural Brasil-Japão. No entanto, o aprendizado de japonês começou assistindo animes e tokusatsus na TV Manchete e o programa “Vamos aprender japonês” na TV Cultura.

Além de estudar o idioma japonês, o aluno também já praticou karate e muay thai (arte marcial tailandesa) e, atualmente, treina kendô. Clauber também foi plantonista na Unidade São Joaquim da Aliança e conseguiu ajudar colegas a superarem algumas dificuldades no idioma.

Atualmente em viagem pelo Japão, o analista não via a hora de ver de perto castelos, templos, sakuras, zoológicos, aquários, Tóquio e a história do Japão – ou seja, tudo – que tanto admira e estuda! Saiba mais sobre os preparativos de Clauber para conhecer a terra do Sol Nascente e colocar em prática tudo o que vem aprendendo desde criança.

Quando começou a estudar japonês?

Na Aliança Cultural Brasil-Japão, eu comecei os estudos há 3 anos, mas eu venho estudando japonês aos poucos desde meus 11 anos, mais ou menos. Iniciei como plantonista na Aliança no semestre passado, em julho de 2017.

mini-IMG_8520

Como foi a experiência de ser plantonista?

Foi muito boa, é divertido conversar com os alunos. Eu tento inventar maneiras de tirar suas dúvidas e ajudar na fixação do conteúdo. Um dos exemplos mais engraçados foi a analogia que fiz entre os jogos de futebol, que acontecem às quartas-feiras, para revisar e memorizar os dias da semana em japonês.

Quais características você vê em comum nos alunos da Aliança?

Em geral, eu vejo que os alunos se divertem muito estudando. Na sua maioria, os alunos estudam japonês por vontade própria, seja por hobby, para tentar bolsas de estudo ou para trabalho. Vários frequentam o curso com seus amigos próximos ou parentes e é muito fácil fazer amizade nas salas. Isso deixa o clima das aulas bem tranquilo e amistoso.

Quando, como e por que começou seu interesse pela cultura japonesa?

Meu interesse começou, assim como o de vários outros alunos, com os animes e tokusatsus que via na extinta TV Manchete. Nesses programas, tive meus primeiros contatos com a cultura, as palavras e a escrita em japonês. Nessa época, comecei a assistir um programa chamado “Vamos aprender japonês” que passava na TV Cultura. Nesse programa eram ensinadas palavras e frases do dia a dia e foi assim que comecei meus primeiros estudos.

mini-IMG_2197

Como foram os preparativos para a sua viagem ao Japão?

Um pouco corrido. São muitos detalhes para acertar. Comprei as passagens, mas ainda estou fechando os detalhes do roteiro. Precisei solicitar o visto, comprar o JR Pass (passe de trem bala de temporada), decidir quais museus e parques visitar e o que comprar por lá. Estive organizando tudo por conta própria e quero economizar nos custos, mas também visitar o máximo de lugares possível. Então estava fazendo um planejamento bem detalhado.

Quais eram as suas metas nessa viagem ao Japão? Quais lugares pretende visitar?

O roteiro de cidades que pretendo é: Hiroshima, Osaka, Nara, Kyoto e, por último, Tóquio, passando pelo Monte Fuji no caminho.

Qual a importância do aprendizado e do compartilhamento da cultura japonesa no Brasil, na sua opinião?

O contato com a cultura japonesa no Brasil é muito importante. O Japão é um país rico de cultura e com uma história milenar muito bonita, forte e inspiradora. Hoje ele é um dos países líderes em desenvolvimento e tecnologia e os japoneses são um exemplo em quesitos como educação, cordialidade, comprometimento e profissionalismo.  Portanto nós, brasileiros, temos muito que aprender com o Japão e muito a ganhar compartilhando essa cultura, tanto do Japão histórico quanto do contemporâneo.

Fotos: ARQUIVO PESSOAL

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies