𝔻𝕒𝕚𝕜𝕠𝕜𝕦𝕥𝕖𝕟 | o deus da fortuna ✨

A divindade de hoje é 𝔻𝕒𝕚𝕜𝕠𝕜𝕦𝕥𝕖𝕟, o sexto deus sobre quem falaremos em nossa série sobre 𝓞𝓼 𝓢𝓮𝓽𝓮 𝓓𝓮𝓾𝓼𝓮𝓼 𝓭𝓪 𝓢𝓸𝓻𝓽𝓮. Originalmente, ele era um deus guerreiro hindu, podendo ser chamado de Mahakala, uma emanação de Shiva. Veio para as terras japonesas através do Tibete e da China.

𝔻𝕒𝕚𝕜𝕠𝕜𝕦𝕥𝕖𝕟 é considerado o deus da riqueza, da agricultura, dos fazendeiros, do comércio e dos cozinheiros. Geralmente é representado sentado ou em pé sobre duas panelas ou dois fardos de arroz, com um martelo de arroz feito de madeira em sua mão direita, capaz de distribuir sorte para todos ao atingir o chão, e um saco no ombro em que carrega tesouros (antigamente ele carregava arroz para superar a fome).

Sua imagem também costuma contar com roupas de caça antigas, capuz ou gorro, e a presença de um ou mais ratos, que tem um significado emblemático e moral conectado com a riqueza escondida na sacola que carrega. Sua protuberante barriga indica que está bem alimentado e próspero.

As primeiras estátuas japonesas de 𝔻𝕒𝕚𝕜𝕠𝕜𝕦𝕥𝕖𝕟 eram representadas por uma feição feroz, mas, com o tempo, foi assumindo um rosto risonho. Suas associações à guerra também foram substituídas, tornando-se conhecido como o deus da riqueza e da cozinha. E também é considerado símbolo de riqueza e trabalho.

Há também um mito de que 𝔼𝕓𝕚𝕤𝕦 é o filho de 𝔻𝕒𝕚𝕜𝕠𝕜𝕦𝕥𝕖𝕟. Os dois são muitas vezes colocados juntos com 𝔽𝕦𝕜𝕦𝕣𝕠𝕜𝕦𝕛𝕦, constituindo os “Três Deuses da Fortuna”.

Segundo as crenças, a estátua de 𝔻𝕒𝕚𝕜𝕠𝕜𝕦𝕥𝕖𝕟 deve ser esfregada em na cabeça e nos ombros, para atrair fortuna e riqueza.

✨ Gostou? Então não perca os posts das próximas semanas. Ah! E compartilhe com os amigos também!

 

Leia também os textos anteriores:

Os Sete Deuses da Sorte

✨ 𝔼𝕓𝕚𝕤𝕦 | o deus da pescaria e do comércio ✨

✨ 𝔹𝕚𝕤𝕙𝕒𝕞𝕠𝕟𝕥𝕖𝕟 | o deus da guerra ✨

✨ 𝔽𝕦𝕜𝕦𝕣𝕠𝕜𝕦𝕛𝕦 | o deus da felicidade, prosperidade e longevidade ✨

ℍ𝕠𝕥𝕖𝕚 | o deus da benevolência ✨

✨ 𝔹𝕖𝕟𝕫𝕒𝕚𝕥𝕖𝕟 | a deusa das artes ✨

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies