10 de novembro é o Dia do Banheiro no Japão!

“Hoje é Dia de Cultura Japonesa!” – Capítulo 77

O dia 10 de novembro é o Dia do Toilet, ou Dia do Banheiro no Japão, devido ao goroawase. 11 é “ii”, que significa bom, boa. 10, em japonês, é “tō”, significando, portanto, “toilet”. 11/10 é o “ii toilet no hi”, ou “Dia do bom banheiro”. A data foi definida em 10 de novembro de 1986, na ocasião em que foi realizada a primeira edição do “Toilet Symposium”, promovido pelo Japan Toilet Association.

Cabe acrescentar que em 2013, a ONU designou o dia 19 de novembro como o “World Toilet Day”, o Dia Mundial do Banheiro. Entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) consta o Objetivo 6: “Água Potável e Saneamento”, e a Meta 6.2: “Até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativo para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade”.

O banheiro pode ser dito em japonês de diversas formas: antigamente se dizia kawaya (厠), habakari (はばかり), chōzu (手水), settin (雪隠), gofujō (ご不浄) e, mais recentemente, otearai (お手洗い), keshōshitsu (化粧室), senmenjo (洗面所) ou toire (トイレ, toilet). Atualmente estes últimos quatro são as formas mais aceitas.

Há muitos relatos de brasileiros que vão ao Japão e viram motivo de piada dos japoneses quando eles perguntam onde é o “benjo” (便所). O problema desta palavra provavelmente é porque hoje, na língua japonesa, chamamos o “número 1” de shōben (小便), e o “número 2” de daiben (大便). Logo, a palavra benjo, embora uma palavra tecnicamente correta, passa uma impressão direta de “local de excreção”. Assim, recomendamos não usar esta opção no Japão.

Entretanto, gostaríamos de compartilhar aqui uma releitura desta palavra. A palavra shōben significa urina, mas, se analisarmos a palavra escrita em ideograma, 小便, podemos explicar que trata-se de uma “pequena correspondência”. Já daiben, 大便, fezes, seria uma “grande correspondência”. Logo, benjo seria o local onde recebemos “correspondências” do corpo. Muitas vezes é possível detectar doenças observando as “correspondências” que recebemos do nosso corpo. Veja no link a seguir, uma animação criada pela empresa de produtos químicos e cosméticos Kao, em parceria com o comediante e ilustrador Tekken:

Ao pensarmos nos sanitários japoneses, existe o “estilo japonês”, no nível do chão, e também o “estilo ocidental”, em formato de assento, no qual logo associamos ao produto Washlet, da empresa TOTO.

O Washlet é o aparelho que revolucionou o banheiro japonês mudando a sua imagem de algo sujo para algo higiênico, confortável e de alta tecnologia. O Washlet faz parte do top 10 da lista de 100 grandes inovações japonesas do pós-guerra, elaborada pelo Japan Institute of Invention and Innovation em 2014, e também sempre aparece no topo de rankings do tipo: “qual o produto japonês que os estrangeiros mais querem trazer para seus países”.

No Japão, dizem que existem 8 milhões (uma quantidade infinita) de Kami (divindades). Logo, existe também a divindade do banheiro. O Benjogami ou Kawayagami. Diz a lenda que o Kawayagami está dentro do banheiro e recebe a urina das pessoas com sua mão esquerda e as fezes com sua mão direita, e esse ato resultaria na saúde da pessoa. Porém, se você jogar outras coisas no banheiro como o catarro, por exemplo, o Kawayagami já estará com as duas mãos ocupadas e terá de receber com a boca. Obviamente ele irá se enfurecer.

No ano de 2010, fez sucesso a música “Toilet no Kamisama” (Deusa do banheiro), de Kana Uemura, que relata a lembrança com sua falecida avó. A avó lhe contava uma lenda local em que havia uma bela Deusa nos banheiros e que as pessoas que limpam cuidadosamente os banheiros também se tornariam bonitas.

Empresários importantes do Japão como Kōnosuke Matsushita, fundador da Panasonic, e Soichiro Honda, fundador da Honda, são conhecidos por valorizarem a limpeza e a qualidade dos banheiros. Takeda Shingen, um dos daimyō (senhor de terras) mais poderosos e temidos no Século 16, tinha um banheiro amplo e com padrões de higiene acima da média daquela época.

Muitas lojas de departamento, postos de serviços das estradas e outros estabelecimentos têm investido forte nos banheiros para atrair clientes. Os banheiros públicos basicamente são gratuitos, mas há um banheiro público pago que tem chamado atenção. É o “Oasis@Akiba”, próximo à estação Akihabara da JR. O custo de uso é de 100 ienes (aproximadamente US$ 1). O grande diferencial é que um funcionário faz a limpeza da cabine após cada usuário.

Outro banheiro que tem se tornado uma atração turística é o banheiro transparente, inaugurado em agosto de 2020, no Yoyogi Fukamachi Mini Park, em Shibuya. Trata-se de um banheiro com paredes opacas, que torna-se transparente quando está sem usuário. Assim, é possível ver do lado de fora, antes de entrar na cabine, se o banheiro está limpo, ou mesmo se não tem algum assaltante escondido. Quando o usuário entra e tranca a porta, a parede torna-se opaca.

Este banheiro é assinado pelo premiado arquiteto Shigeru Ban e faz parte do projeto THE TOKYO TOILET, que reuniu renomados arquitetos e designers para criarem banheiros em 17 lugares em Shibuya, para melhorar a imagem dos banheiros públicos aproveitando o momento em que teriam acontecido os Jogos Olímpicos de Tóquio. Kengo Kuma, Tadao Ando e Sou Fujimoto também fazem parte deste projeto.

 


 

Veja nossos artigos anteriores no site da Aliança (link na bio):

1º de agosto – Dia da Água (Capítulo 13)

25 de agosto – Dia do Chicken Ramen (Capítulo 30)

5 de novembro – Dia da Maçã (Capítulo 75)

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