Centro Cultural Aliança receberá a palestra “O Espírito da Caligrafia” de Ryuho Hamano

WhatsApp Image 2019-07-23 at 16.15.21

Dia 8 de agosto, quinta-feira, o Centro Cultural Aliança, em parceria com a Fundação Japão, receberá a palestra “O Espírito da Caligrafia” de Ryuho Hamano, que apresentará a transformação do kanji no decorrer dos anos, a história do kanji, demonstrando na prática com a utilização de pincel e escrevendo em letras grandes um dos poemas da coletânea “Man’yôshû”.

A denominação da nova era do Japão, “Reiwa”, que teve início em maio de 2019, teve referência na coletânea de poemas mais antiga do Japão, “Man’yôshû”.

De acordo com Ryuho Hamano, “encontramos nesta coletânea muitos ‘conceitos de beleza’ e ‘originalidade da criação’ peculiar dos japoneses. Consigo descobrir no ‘Japão’, ‘dentro dos descendentes de japonês’ da América do Sul e Central. E, para o ‘Man’yôbito’ (pessoas que viveram na época), a união de ‘kanbun’ (texto em chinês) e ‘waka’ (poema de 31 sílabas) é exatamente ‘o Japão em si’, ‘a cultura do Japão em si’. Realmente, acho que seja o ‘Wakon kansai’ (o espírito japonês e o ensinamento chinês) do ‘Man’yôbito’. Pensar de si mesmo com as próprias palavras (idioma) e assimilar a cultura estrangeira. Isso, na minha opinião, é a cultura do Japão, o ‘bom’ do Japão que continua existindo na América do Sul e Central”.

Imagem do Palácio Nacional das Artes na Argentina (Foto: Yoshiyuki Miyagitani)

Imagem do Palácio Nacional das Artes na Argentina (Foto: Yoshiyuki Miyagitani)

Ryuho Hamano iniciou as atividades no exterior em 1996 realizando palestras, workshops e exposições em países da Europa, Ásia e América Latina. Em 2014, realizou com sucesso uma grande exposição no Palácio Nacional das Artes (Palais de Glace-Salas Nacinales de Cultura) na Argentina.

Em 2018, realizou uma grande exposição na Biblioteca Vasconcelos da Cidade do México, com a missão de difundir a arte da caligrafia – Shodô – buscando o seu próprio mundo da caligrafia ao usar o espaço de uma forma dinâmica. No mesmo ano, recebeu o prêmio de mérito por seus esforços para promover o intercâmbio internacional da Província de Aichi (Aichi-ken Kokusai Kôryû Suishin Kôrôsha Hyôshô).

Para o artista, “será uma grande satisfação, se puderem apreciar com os olhos e com o coração. Pois, tenho certeza que nesse momento poderão descobrir por si só ‘o que espontaneamente guardaram o espírito do Japão’”.

Informações do evento:

Palestra “O Espírito da Caligrafia”
Dia: 08/08/2019
Horário: às 19h
Local: Centro Cultural Aliança
Endereço: Rua Deputado Lacerda Franco, 328, Pinheiros, São Paulo – SP
Entrada: gratuita
Inscrição: https://www.eventbrite.com.br/o/alianca-cultural-brasil-japao-e-fundacao-japao-25357582191

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies