12 de agosto – Ue wo muite arukou (上を向いて歩こう)

“Hoje é Dia de Cultura Japonesa!” – Capítulo 22

Publicado originalmente em 12/08/2020, atualizado em 2021.

No dia 12 de agosto de 1985, aconteceu o acidente aéreo do Voo Japan Airlines (JAL) 123, que caiu na região hoje conhecida como “Osutaka no One”, na municipalidade de Ueno, Província de Gunma.

O voo partiu do aeroporto de Haneda, em Tóquio, e tinha como destino o aeroporto de Itami, em Osaka. Era uma época de muita demanda devido ao Obon, e 520 entre as 524 pessoas a bordo perderam suas vidas. Este é o maior acidente aéreo com um único avião da História.

Naquele dia, o Japão perdeu uma de suas maiores estrelas, o cantor Kyu Sakamoto, que estava a bordo do Boeing 747SR.

Sua canção mais famosa é o “Ue wo muite arukou” (Vamos caminhar olhando para cima, em tradução livre). Sakamoto cantou esta canção para o público pela primeira vez em 21 de julho de 1961. No dia 19 de agosto do mesmo ano, foi apresentada no programa “Yume de Aimashou”, da NHK, sendo divulgada como “a canção do mês” de ourubro e novembro. O disco foi lançado em 15 de outubro, tornando-se um grande sucesso de ventas, com 300 mil cópias vendidas em 3 meses. Assim, no dia 31 de dezembro, Sakamoto participou pela primeira vez do tradicional “NHK Kouhaku Utagassen”, o mais importante programa musical do Japão.

No ano seguinte, em 1962, a canção fez sucesso na Europa. “Ue wo muite arukou” foi divulgado como “Sukiyaki” na Inglaterra e outros países do ocidente. Dizem que foi porque o Presidente da gravadora considerou nome original muito longo e difícil. Como as únicas palavras que ele conhecia em japones eram “Sukiyaki” e “Sayonara”, escolheu pelo primeiro, pois era o nome de um alimento marcante de sua estada no Japão. Em 1963, Sakamoto lançou o disco nos Estados Unidos pela Capitol Records e em pouco tempo atingiu o topo do ranking Billboard Hot 100. Sakamoto é o único japonês a conseguir esta proeza, até os dias de hoje.

Algumas das interpretações conhecidas no Brasil são do grupo Trio Esperança e da cantora Daniela Mercury. Em 2016, a Fundação Japão promoveu o Concerto “Olha pro Céu – Look at the Sky”, no Rio de Janeiro, reunindo Vanessa da MataEmicida, a cantora nipo-brasileira Marcia e a banda japonesa de ska Tokyo Ska Paradise Orchestra. Nesta ocasião foi apresentada uma releitura chamada “Olha pro Céu”, numa parceria entre o cantor Emicida e a banda japonesa. Em 08/08/2021, o Tokyo Ska Paradise Orchestra foi uma das atrações do Encerramento dos Jogos Olímpicos Tokyo 2020, tocando “Call From Rio”, “Ue wo muite arukou” e “Gurenge”, tema de abertura do animê Demon Slayer – Kimetsu no Yaiba.

É uma canção que transcende fronteiras e gerações. Muitos japoneses lembram e cantam nos momentos difíceis. Diversos artistas se reuniram para cantar esta música na época do Grande Terremoto do Leste do Japão, e recentemente foi realizado o “Ue wo muite Sing For Hope Project”, liderado pelo diretor artístico Amon Miyamoto, reunindo vídeos enviados do mundo todo, para fortalecer as esperanças no combate ao COVID-19.

Na Aliança Cultural Brasil-Japão, a canção foi escolhida várias vezes para o coral dos formandos, mais recentemente no 1º semestre de 2017, e no 2º semestre de 2019.

O dia 12 de agosto passou a ser também o Dia da Segurança na Aviação (航空安全の日). Em 2006, foi inaugurado o Safety Promotion Center da JAL (日本航空安全啓発センター), para não deixar o acidente de 1985 ser esquecido, e para reforçar a conscientização dos funcionários em zelar pela segurança. Atualmente, mais de 90% dos funcionários da JAL entraram na empresa após o acidente. A visita é aberta ao público, gratuitamente (a visita está temporariamente suspensa devido à pandemia).

Em 1986, foi criado o “Irei no Sono”, uma instalação em memória das vítimas do acidente. Os familiares das vítimas vão para o monumento todos os anos para a realização de cerimonia em homenagem. Porém, neste ano a cerimonia foi cancelada pelo segundo ano consecutivo devido a pandemia.

 

Veja também nossos outros artigos desta série:

6 de agosto – Hiroshima (Capítulo 17)
23 de setembro – Sino de Nagasaki (Capítulo 50)
25 de outubro – Mil Tsuru (Capítulo 70)

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies