125 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão

Em 1895, foi assinado o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, o que possibilitou a imigração japonesa para o Brasil alguns anos depois. Naquela época, o Japão saía do Período Edo (1603-1868) e passava pela restauração Meiji, que marcou a volta do Imperador ao poder e a reabertura para o exterior, vista como uma forma de solucionar o declínio rural que diversas regiões então sofriam.

Já o Brasil era um país prioritariamente agroexportador, sendo o café seu produto mais importante. Acabara de sair de um sistema monárquico e escravista, e apostava na mão-de-obra estrangeira para, após a abolição, suprir os braços necessários para o trabalho agrícola.

Em 28 de abril de 1908, o navio Kasato Maru partiu de Kobe rumo ao Brasil. Esta embarcação foi a primeira a levar imigrantes japoneses. A viagem durou dois meses, foi extremamente cansativa e marcada por doenças e falta de suprimento para os viajantes.

Em 18 de junho, 781 pessoas desembarcaram no Porto de Santos, a maioria vinda das províncias de Okinawa, Kagoshima e Fukushima. Iam rumo às fazendas de café paulistas, marcando o início da integração econômica, social e histórica entre japoneses e brasileiros.

No acordo bilateral entre os países, firmado em 2014, vem sendo desenvolvidos pactos mútuos de investimento em ciência, tecnologia e inovação. Nesse sentido, se destacam projetos conjuntos com terceiros países, como o sistema nipo-brasileiro de TV digital para a América do Sul, Central, África e Ásia.

Atualmente, a população da comunidade japonesa no Brasil é a terceira maior do exterior, com cerca de 200 mil pessoas. Já os nikkeis, descendentes de japoneses, são a maior população de origem nipônica fora do Japão: chegam a 2 milhões.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies