15 de abril é o Dia do Ichigo Daifuku!

“Hoje é dia de Cultura Japonesa!” – Capítulo 85

O dia 15 de abril é o Dia do Ichigo Daifuku (いちご大福), um wagashi (和菓子, doce japonês) que foi criado pela junção do daifuku com um morango. A data foi escolhida porque 15 pode ser lido em japonês como “ichi” + “go” = “ichigo”, e 4 pode ser lido como “yo(ttsu)”, que tem som próximo de “yoi” (bom). Logo, 15 de abril é o dia do “yoi ichigo”, ou “bom morango”.

O daifuku é uma variação de mochi (bolinho de arroz glutinoso) que geralmente vem recheado de anko (doce de feijão azuki). Daifuku se escreve 大福 e pode ser traduzido como “grande sorte”.

Para ilustrar este artigo, contamos com a colaboração do mangaká Guilherme Petreca, agraciado com o prêmio de Prata do Japan International Mangá Award de 2019, realizado pelo governo japonês. Veja mais obras dele em @guilhermepetreca e @mogumogubr.

O Ichigo Daifuku surgiu na década de 1980, mas, apesar de ser uma invenção recente, não há uma identificação clara de quem foi o primeiro a comercializar o produto. A Toraya Honke é um shinise (loja “centenária” – vide capítulo 66) de wagashi localizado na cidade de Tsu, província de Mie, e foi fundado em 1932. Nesta loja, a ideia do Ichigo Daifuku nasceu por acaso quando os funcionários estavam no horário de descanso da tarde e comeram doce de Ghūhi (variação de mochi) junto com o morango que haviam recebido de cortesia. Foi uma combinação tão interessante que após diversos testes, comercializaram o produto em fevereiro de 1986.

Em Shinjuku, Tóquio, há a loja Ohsumi Tamaya, que se considera o “ganso” (元祖, pioneiro) do Ichigo Daifuku, mas comercializando o produto com o nome “Ichigomame Daifuku”. Outras lojas que reivindicam a autoria do Ichigo Daifuku são: Ichifuji (Itabashi, Tóquio), Kaneuchi-ya (Maebashi, Gunma), Kin’eido (Iga, Mie), Matsuda Tokiwado (Otsu, Shiga) e Kangetsudo (Kurashiki, Okayama).

Naquela época, era considerado um absurdo comercializar doces com furtas frescas. Mesmo nos dias atuais, a época do ano em que mais se consome Ichigo Daifuku é nos meses frios, na passagem do inverno para a primavera no Japão.

Antes da invenção do Ichigo Daifuku, já existia o Kuri Daifuku, recheado de kuri (castanha). Posteriormente surgiram variações com outras frutas frescas no lugar do morango, como: uva, laranja, pêssego, melão, caqui, etc.

Atualmente existem os Ichigo Daifuku de luxo, com matérias primas selecionadas, como o Amaou, o premiado morango de Fukuoka. O nome あまおう(Amaou) vem das iniciais das seguintes palavras: あかい (akai, vermelho), まるい (marui, redondo), おおきい (ookii, grande), うまい (umai, delicioso).

 

Veja nossos artigos anteriores no site da Aliança (link na bio):

27 de julho – Shichifukujin (Capítulo 10)

3 de setembro – Doraemon (Capítulo 36)

20 de outubro – Shinise (Capítulo 66)

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies