18 de Junho – Dia da Imigração Japonesa

Em 1908, no dia 18 de junho, os primeiros imigrantes japoneses chegavam ao porto de Santos, cidade do litoral paulista. O Brasil precisava de mão de obra para as plantações de café e encontrou nos imigrantes uma grande oportunidade de conseguir trabalhadores por um baixo custo.

Ao chegarem a uma terra bastante distinta do Japão, os imigrantes passaram por muitas dificuldades para conseguir se estabelecer no novo país. O forte choque cultural ocorreu devido a diferentes fatores, entre eles o idioma, os hábitos alimentares, o modo de vida e o clima.

Grande parte dos japoneses tinha a intenção de enriquecer no Brasil e retornar para o Japão após alguns anos, mas as condições de trabalho nas lavouras não eram nada favoráveis.

Na década de 1930, o Brasil já abrigava a maior população de japoneses fora do Japão. Muitos imigrantes continuaram a chegar neste período, muitos deles atraídos pelos parentes bem sucedidos que já tinham emigrado. Atualmente, 2 milhões de descendentes de japoneses vivem no Brasil e cerca de 200 mil brasileiros moram no Japão.

A comunidade nipo-brasileira, assim como não descendentes que gostam muito da cultura japonesa, tornou-se uma importante ligação para o intercâmbio cultural entre os dois países. E a Aliança Cultural Brasil-Japão acabou se tornando um grande centro de troca e encontros entre as duas culturas.

#imigraçãojaponesa #imigrantes #japoneses #descendentes #japão

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Aliança Cultural Brasil-Japão
Unidade Vergueiro
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Vergueiro, 727 - 4º andar
Liberdade - 01504-001
São Paulo - Tel.: (11) 3209-6630
Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media