1º de outubro – Dia do Café ☕︎

“Hoje é dia de Cultura Japonesa!” – Capítulo 55

O dia 1º de outubro tornou-se o Dia do Café no Japão em 1983, determinado pela associação de café do Japão. Esta data foi escolhida por ser o início do ciclo de produção do café, além de ser o início da época de alta demanda de café no Japão, com a transição do Outono para o Inverno.

Posteriormente, em 2015, a data foi oficializada pela International Coffee Organization como o Dia Internacional do Café. Ou seja, é uma situação inversa da de ontem, do Dia do Tradutor, em que uma associação japonesa criou uma data comemorativa local, no mesmo dia da efeméride internacional.

Na época, em 2015, como parte das ações para promover o Dia Internacional do Café, a hoje mundialmente famosa comediante, atriz e cantora Naomi Watanabe dançou o Samba do Café, vestida de grão de café. Veja neste link a seguir, as cenas do evento em japonês.

Os japoneses têm uma relação muito forte com o café e, consequentemente, este se tornou mais um dos inúmeros elos com o Brasil.

O café for introduzido ao Japão pelos holandeses no fim do século 18, durante o período de “Sakoku”, quando o comércio entre o Japão com outros países era restrito. No início, foi utilizado com fins medicinais. Por volta da Era Meiji para a Era Taisho, começaram a surgir as lojas de café.

Em 1911, foi inaugurado o “Café Paulista”, no distrito de Ginza. É um empreendimento de Ryo Mizuno, o presidente da Koukoku Shokumin Gaisha, a companhia que transportou os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil em 1908. Mizuno recebia grãos de café do governo paulista para divulgar o produto no Japão.

Uma das redes populares de café no Japão atualmente é a Doutor Coffee, fundada na década de 1970. O nome “Doutor” foi retirado da Rua Doutor Pinto Ferraz, 85, no bairro da Vila Mariana, onde Hiromichi Toriba, o fundador da franquia, morou quando trabalhou na fazenda de café, no Brasil.

Durante o período da Copa do Mundo, o ex-jogador da seleção japonesa Hidetoshi Nakata realiza o Nakata Café. Ele escolhe uma loja no país sede para abrir seu café e apresenta a cultura e a tecnologia japonesas para o público local, por tempo limitado. Na Copa do Mundo de 2014, o local escolhido para este empreendimento foi o Octavio Café, da Brigadeiro Faria Lima, que infelizmente encerrou as atividades recentemente, devido à pandemia.

A Hario, que completa o centenário de fundação em 2021, é uma empresa que confecciona diversos produtos de vidros resistentes a altas temperaturas. O coador Hario V60, lançado em 2005, inovou a forma de preparo do café, devido a suas três características: o formato cônico que aumenta o tempo de contato da água quente com o café em pó, extraindo melhor o aroma e o sabor; as espirais laterais que facilitam a circulação do ar agilizando a extração do café; e um orifício de saída que possibilita controlar a intensidade da bebida.

Em 2014, Hidenori Izaki se tornou o primeiro asiático a vencer o World Barista Championship. Hoje Izaki se denomina como “coffee evangelist” e viaja pelo mundo como consultor, para expandir ainda mais o prestígio do café.

 


 

Veja também nossos artigos anteriores:

19 de agosto – Dia do Haiku (Capítulo 19)

16 de setembro – Dia do Açaí (Capítulo )

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies