21 de novembro é o Dia da Nintendo!

“Hoje é Dia de Cultura Japonesa!” – Capítulo 80

O dia 21 de novembro é uma data em que a Nintendo sempre faz o lançamento de produtos emblemáticos no Japão, como o Super Famicom (1990), The Legend of Zelda: A Link to the Past (1991) e Ocarina of Time (1998), Pokémon Gold & Silver (1999), Super Smash Bros. Melee (2001) e muitos outros. Assim, esta data passou a ser conhecida pelos fãs como o Dia da Nintendo.

Nintendo se escreve 任天堂, em ideograma (kanji). significa delegar, confiar, deixar aos cuidados de alguém. é céu. é prédio, construção onde as pessoas se reúnem. Assim, o significado de Nintendo seria “deixar o destino a cargo do céu (forças superiores)”. Mas isso não significa simplesmente delegar tudo à sorte. Existe a expressão “人事を尽くして天命を待つ” (Jinji wo tsukushite tenmei wo matsu), que diz que primeiro precisamos tentar tudo o que é possível enquanto seres humanos. Depois de tudo feito, então confiamos o resultado às forças superiores.

A Nintendo é uma Shinise (loja de mais de 100 anos) fundada em Quioto, em 23 de setembro de 1889. É uma empresa focada em entretenimento desde o início. No começo, durante a gestão de Fusajiro Yamauchi, a loja se chamava Nintendo Koppai e seu principal produto era o jogo de cartas Hanafuda. Em 1902, passou a produzir o primeiro baralho do Japão. Em 1947, sob a gestão de Sekiryō Yamauchi, a loja torna-se uma empresa.

Em 1949, o lendário empresário Hiroshi Yamauchi assumiu a empresa com apenas 22 anos. A condição para ele aceitar o cargo de responsabilidade seria que todos os parentes fossem desligados da empresa, o que foi aceito pelo seu avô e antecessor Sekiryō.

Em 1953, lançou o primeiro baralho de plástico do Japão. Nesta época, os jogos de carta eram produtos associados aos jogos de apostas. Mas em 1953, lançou o baralho com personagens da Disney, transformando a imagem do baralho, tornando-o um brinquedo ideal para diversão em família.

Por volta da década de 1960, Hiroshi pensa em ampliar o negócio para outros ramos, como alimentícios, companhia de táxi, rede de motéis, etc. Mas os resultados não foram positivos e o foco voltou para o entretenimento.

Em 1966, Hiroshi descobriu que o funcionário Gunpei Yokoi estava construindo um brinquedo durante o expediente. Yokoi foi chamado para a sala do presidente preparado para levar bronca, mas Hiroshi viu o brinquedo e mandou Yokoi transformar esse brinquedo em produto. Assim surgiu o Ultra Hand, um brinquedo que era como um braço extensível.

Yokoi tinha como filosofia pessoal o “枯れた技術の水平思考” (kareta gijutsu no suihei shikou), ou, o “Pensamento Lateral da Tecnologia Seca (ou obsoleta)”, de criar um produto inovador, mudando a forma de aplicar uma tecnologia já existente. O grande exemplo deste pensamento é o jogo portátil Game&Watch, lançado em 1980. Ele reconfigurou a tecnologia de uma calculadora eletrônica, criando um produto revolucionário, que hoje é considerado um dos marcos da Nintendo. Yokoi diz em seu livro que, se tivesse pensado em lançar o Game&Watch cinco anos antes, o custo seria de 100 mil ienes, mas como a tecnologia tornou-se comum em 5 anos, foi possível lançar por apenas 3.800 ienes, o que tornou o produto rentável.

Em 1977, entrou na Nintendo o Shigeru Miyamoto, um dos maiores criadores de games da História, sendo responsável pelas séries Super Mario, Zelda, Donkey Kong.

De certa forma, podemos dizer que, apesar de a Nintendo ser um Shinise de 130 anos de história, a parte mundialmente conhecida é de 1980 para cá. Abordaremos este período em outras oportunidades.

Neste ano de pandemia, houve uma grande procura no Japão pelo videogame Nintendo Switch, chegando a ficar em falta em alguns momentos. Também destacamos o sucesso do jogo “Animal Crossing: New Horizons” (あつまれどうぶつの森, Atsumare Doubutsuno mori), carinhosamente conhecido pela sua abreviação Atsumori, lançado em 20 de março deste ano. Em agosto, superou 7 milhões de unidades vendidas, tornando-se o jogo mais vendido da história do Japão, superando o clássico Super Mario Bros., de 1985 (6,81 milhões de unidades).

A revista Nikkei Trendy, do grupo Nihon Keizai Shimbun, realiza desde 1987 um ranking com os top 30 “produtos” (inclui marcas) que mais causaram impacto na economia japonesa. Atsumori ficou em terceiro lugar neste ano, atrás de Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer) em primeiro e a grande procura por máscaras (prevenção do COVID-19) em segundo. Além disso, Atsumori está na lista dos top 30 do U-Can Ryūkougo Taishō (o termo mais popular do ano). No dia 1º de dezembro, será divulgada a lista dos Top 10.

 


 

Veja nossos artigos anteriores no site da Aliança (link na bio):

15 de julho – Famicom (Capítulo 2)

22 de setembro – Fitness (Capítulo 49)

20 de outubro – Shinise (Capítulo 66)

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