22 de janeiro é o Dia do Curry no Japão! – Parte 2

“Hoje é Dia de Cultura Japonesa!” – Capítulo 82 – Parte 2

Uma das antigas discussões no Japão é sobre o nome correto de “arroz com curry”. Se devemos chamar de “curry rice” (カレーライス) ou “rice curry” (ライスカレー). Há diversas teorias, sendo uma das mais famosas a que diz que o “curry rice” é quando o curry vem num recipiente separado do arroz, preferencialmente num recipiente que lembra a lâmpada de Aladim. Já o “rice curry” é uma versão mais popular, em que o curry já vem em cima do arroz.

No Japão existe o conceito de “Shōbumeshi” (勝負飯), o prato que os atletas comem antes de competições importantes, seja por superstição, seja por fator motivacional. Existem pelo menos três atletas de alto rendimento que fazem questão de comer curry como Shōbumeshi: a lenda do beisebol japonês, Ichiro Suzuki; a estrela dos maratonistas amadores, Yūki Kawauchi; e a jovem sensação do Shōgi, Sōta Fujii.

O curry faz jus a sua fama de paixão nacional do Japão, aparecendo frequentemente na literatura ou na cultura pop. O grande escritor Natsume Soseki menciona o curry na obra Sanshiro.

Já nos mangás, o curry é uma figurinha carimbada no gênero gourmet mangá, mas existem algumas obras que são especializadas em curry. O título mais famoso entre estas é o “Karei (curry) naru Shokutaku”, cujo título internacional é “Addicted to Curry”. Este mangá de autoria de Kazuki Funatsu conta com a supervisão do jornalista e fotógrafo Takashi Morieda, autor do livro “Kare raisu to Nihonjin” (tradução livre: Os japoneses e o curry rice).

Para os fãs de Midnight Diner, o curry apareceu duas vezes na série. A primeira foi no 3º episódio da 2ª temporada da série original, transmitida no Brasil pelo canal Arte 1. A segunda vez foi no 8º episódio da 2ª temporada de “Midnight Diner – Tokyo Stories”, disponível na Netflix com o subtítulo “Macarrão com curry”.

Os fãs de Tokusatsu com mais de 30 anos talvez se lembrem do episódio 17 de “Bicrossers”, série exibida pela Rede Globo, em que as pessoas que comiam curry com ervilha perdiam suas forças. Já os fãs apaixonados pela série Ultraman (1966) com certeza se lembram da cena do Episódio 34, quando os membros da Patrulha Científica estão saboreando o curry, até que o monstro Skydon volta a ser uma ameaça, e o protagonista Hayata sai correndo para se transformar no Ultraman, mas não consegue por um motivo inusitado. O personagem mais icônico do Tokusatsu que lembra curry é o personagem “Kiranger”, da Esquadrão Secreta Goranger, de 1975, série inédita no Brasil.

A JETRO (Japan External Trade Organization) está promovendo a partir de hoje, a 1ª Edição da “Semana do Curry” em correalização com diversas organizações japonesas e em parceria com diversos restaurantes e fornecedores do Brasil. Infelizmente, com o aumento de casos de COVID-19 no Estado de São Paulo, talvez haja dificuldade para frequentar os restaurantes neste momento. Procure a lista de restaurantes no site da JETRO, pois o curry é um prato delicioso mesmo em delivery.

Já para quem quiser tentar fazer em casa, sugerimos os vídeos da série “Japão em Casa – Cozinha com Akiko”, uma iniciativa da Fundação Japão em São Paulo como parte da “Semana do Curry”. Procure no canal de YouTube da Fundação Japão.

Sonhamos com o dia em que o curry seja tão comum no cotidiano dos brasileiros, e com qualidade, ao ponto de encontrarmos o curry nos restaurantes por quilo ou em buffet de rodízios.

 

Veja nossos artigos anteriores no site da Aliança (link na bio):

29 de julho – Os Sete Deuses da Sorte (Capítulo 10)
3 de outubro – Anpanman (Capítulo 56)
5 de novembro – Maçã (Capítulo 75)
17 de novembro – Shogi (Capítulo 79)

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies