22 de outubro é o Dia do Anime!

Clique no play!

“Hoje é Dia de Cultura Japonesa!” – Capítulo 68

No dia 22 de outubro de 1958, pela primeira vez, um longa-metragem de animação totalmente em cores foi exibido nos cinemas japoneses. O filme foi “Hakujaden” (白蛇伝), ou “A Lenda da Serpente Branca”. Esta obra foi produzida pela Toei Dōga, atual Toei Animation.

Esta data tornou-se o Dia do Anime em 2017, como parte das comemorações do centenário da animação japonesa, fazendo parte do projeto “Anime Next 100”, realizado pela AJA (The Association of Japanese Animations). Veja o vídeo comemorativo do projeto, com 122 obras selecionadas: clique aqui.

Em 1917, foram exibidas as obras “Dekobōshingachō Imosuke Inoshihigari no Maki” (凸坊新畫帖 芋助猪狩の巻) e “Imokawa Mukuzō Genkanban no Maki” (芋川椋三玄関番の巻), de Hekoten Shimokawa, “Saru to Kani” (猿と蟹), de Seitaro Kitayama, e “Namakura gatana” (なまくら刀), de Jun’ichi Kouchi, respectivamente em janeiro, abril, maio e junho. Este foi o início da animação no Japão.

No pós-guerra, a produtora de filmes Toei criou o estúdio de animação Toei Dōga em 1956 após adquirir o estúdio Nichidō Eiga. Dois anos depois foi lançado o Hakujaden, inclusive exportando esta obra para o exterior.

O renomado diretor Hayao Miyazaki assistiu ao filme Hakujaden quando estava no terceiro ano colegial (equivalente ao 3º ano do Ensino Médio) quando ficou fascinado com o mundo da animação.

Em 1961, Osamu Tezuka, o “Deus do Mangá”, criou o seu estúdio de animação, o Mushi Production. Lançou em 1963 a versão animada de “Astro Boy” (鉄腕アトム, Tetsuwan Atomu), o primeiro seriado animado do Japão.

Na década de 1980, surgiram os OVA (Original Video Anime), seguindo o crescimento do mercado de videocassete. Também foi neste período que os desenhos com temáticas adultas, complexas, ganharam força.

Quando falamos em anime, não podemos deixar de falar dos seiyū e dos anison. Os seiyū são os dubladores, ou atores de voz. No Japão, existem escolas de formação de seiyū. Já o anison, ou o Anime Song, são as músicas utilizadas nos animes. Muitos seiyū também cantam anison e até atuam como atores em live actions.

Alguns dos cantores de anison mais famosos são: Isao Sasaki (que também atuou como Professor Nambara em Jaspion), Ichiro Mizuki (que também atuou como o pai do protagonista, em Spielvan), Mitsuko Horie, Kumiko Ōsugi e Nana Mizuki.

Existem alguns animes conhecidos por darem spoilers inacreditáveis em seu subtítulo, entregando a morte de algum personagem ou uma grande revelação, como o fato do personagem A ser filho do personagem B.

O dia 22 de outubro também ficou marcado para os fãs de anime por este motivo. Nesta data, em 2002, foi exibido no Japão o episódio 128 de Yu-Gi-Oh! Duel Monsters. O subtítulo deste episódio, que já havia sido divulgado nas “cenas do próximo capítulo” após o episódio 127, praticamente entregava o desfecho de uma batalha emocionante. E, portanto, acabou entrando para a história do anime como um spoiler lendário (伝説のネタバレ, densetsu no netabare).

 


 

Veja também nossos artigos anteriores:

3 de setembro – Aniversário do Doraemon (Capítulo 36)

3 de outubro – Dia do Anpanman (Capítulo 56)

19 de outubro – Tatsunoko (Capítulo 65)

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies