26 de julho é o Dia do Yūrei no Japão!

“Hoje é Dia de Cultura Japonesa!” – Capítulo 87

O Yūrei (幽霊) seria o análogo japonês do “fantasma” ocidental. 幽 (yū) significa “profundo, silencioso, escuro”, ou, neste caso, “do mundo dos mortos”. 霊 (rei) significa espírito.

Esta data passou a ser o “dia do fantasma”, em homenagem à primeira encenação da peça de Kabuki “Tōkaido Yotsuya Kaidan”, que aconteceu em 26 de julho de 1825 (equivale a 8 de setembro no calendário gregoriano).

Este é um clássico das histórias de terror (Kaidan, 怪談), gênero muito apreciado no Japão, principalmente no verão. O kaidan pode ser consumido de diversas formas desde livros, teatros, ukiyo-e, mangá e, até, filmes como “Ring, O chamado” (リング) ou “Ju-on” (呪怨).

Outra lenda famosa é o “Sarayashiki” (mansão dos pratos, em tradução literal), que conta a história da Sra. Kiku, que morre após quebrar um dos dez pratos da mansão onde ela trabalhava. Seu espírito retornou como Yūrei, e começa a contar “ichimai, nimai…” (um prato, dois pratos…), até que se dá conta de que falta um prato…

Os Yūrei dizem: “urameshiya” (うらめしや), que é “estou com rancor” ou “estou com ressentimento”. O personagem Yusuke Urameshi tem este sobrenome que é um trocadilho da expressão acima.

O Yūrei pode ser utilizado também para pessoas que “deveriam estar em certo lugar, mas não estão”. Se o aluno faz parte de um bukatsu (部活 – atividade escolar esportiva ou cultural) e não comparece, é um Yūrei buin (幽霊部員). Se você é associado em uma academia, mas não vai malhar, você é um Yūrei kaiin (幽霊会員).

 

Veja também nossos artigos anteriores:

  • 24 de julho: Kappaki (Capítulo 7)
  • 8 de agosto: Yōkai (Capítulo 19)
  • 10 de setembro: Rashōmon (Capítulo 41)

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies