28 de julho é o aniversário de Tsubasa Ozora!

Captain Tsubasa é um mangá que foi publicado originalmente entre 1981 e 1988 na revista Weekly Shonen Jump (a mesma de Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco, Naruto e One Piece), gerando diversas sequências. No Brasil, a versão anime foi conhecida inicialmente como Super Campeões.

Tsubasa Ozora (ou Oliver Tsubasa, em algumas versões brasileiras) é um garoto apaixonado por futebol e sonha em vencer o campeonato mundial com a seleção japonesa. Atualmente está com 21 anos e joga na Liga Espanhola, defendendo o Barcelona. É famoso pela frase: “ボールはともだち、こわくない!” (A bola é amiga, não precisa ter medo!).

O autor Yoichi Takahashi tomou como referência a carreira do futebolista japonês Musashi Mizushima para criar o personagem Tsubasa. Quando tinha 10 anos de idade, Mizushima foi ao Brasil, em 1974. Dez anos depois, tornou-se o primeiro japonês a se profissionalizar no Brasil pelo São Paulo FC, dois anos antes de Kazu (Kazuyoshi Miura), que se profissionalizou pelo Santos FC em 1986.

O mangá foi fundamental para a popularização do futebol no Japão, numa época em que ainda nem existia a J.League (liga profissional do Japão, que teve a primeira edição em 1993). A influência era tão forte ao ponto de supostamente causar a escassez de atacantes japoneses na J.League no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Os leitores desta geração acompanharam Tsubasa abandonar a posição de atacante para tornar-se meio campista. Muitos garotos talentosos seguiram o mesmo caminho.

O anime Captain Tsubasa foi exibido em diversos países do mundo. Várias estrelas do futebol como os campeões mundiais Henry e Zidane (França), Del Piero, Totti e Gattuso (Itália), Iniesta e Torres (Espanha) e Podolski (Alemanha) mencionam que assistiam ao anime, exibido em seus respectivos países.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies