3 de novembro: Rumiko Takahashi

“Hoje é Dia de Cultura Japonesa!” – Capítulo 74

O dia 3 de novembro é um feriado nacional no Japão, o Dia da Cultura (文化の日, Bunka no Hi). Originalmente esta data era celebrada como o aniversário do Imperador Meiji. Nesta data, em 1946, foi anunciada a atual Constituição do Japão, que entrou em vigor em 3 de maio de 1947. Tornou-se oficialmente o feriado do “Dia da Cultura” pela lei de 1948 que regulamenta os feriados nacionais, sendo uma data para “amar a liberdade e a paz, e incentivar a cultura”.

Posteriormente, diversas áreas culturais adotaram o Dia da Cultura para celebração. Então hoje é o dia do lenço, dia do vídeo, dia do disco, dia do tempero, dia da aroma terapia, dia do kendo, etc.

Mas um assunto de interesse de muitos dos alunos da Aliança é o mangá. Hoje também é o Dia do Mangá. Esta data foi estabelecida em 2002, por iniciativa da Nihon Mangaka Kyōkai (日本漫画家協会, The Japan Cartoonists Association) em conjunto com 5 grandes editoras que publicam mangá. Um dos motivos de se escolher o Dia da Cultura é pelo desejo de o mangá ser reconhecido como Cultura. 3 de novembro também é o aniversário de Osamu Tezuka, o “Deus do Mangá”, nascido em 1928.

Ontem aconteceu um anúncio histórico para o mundo dos mangás. Rumiko Takahashi, uma das mangakas de maior sucesso no Japão, foi condecorada com a Medalha de Fita Púrpura (紫綬褒章, Shijyu Hōshō), concedida pelo governo japonês. Um dos tipos de Medalha de Honra entregue para indivíduos ou grupos que contribuírem para progressos e descobertas nas áreas de ciências e tecnologia, ou grandes façanhas nas áreas acadêmica, esportiva, artística e cultural.

Rumiko Takahashi tem 63 anos recém-completados e produziu incansavelmente diversos mangás de sucesso nos últimos 42 anos. Estreou em 1978 com “Kattena Yatsura”. No mesmo ano, lançou “Urusei Yatsura” (traduzido no Brasil como: A Turma do Barulho), sua primeira obra de periodicidade semanal, na revista Weekly Shōnen Sunday. Esta obra se encerrou em 1987. Logo na sequência, ela publicou os seguintes mangás na Sunday: “Ranma 1/2” (1987-1996), “InuYasha” (1996-2008), “Rin-ne” (Kyōkai no RINNE) (2009-2017) e, em 2019, iniciou “MAO”.

Já é raríssimo um mangaka continuar publicando numa revista semanal por 40 anos quase ininterruptos. Como se não bastasse, em diversos momentos, ela publicava obras concomitantemente em duas revistas semanais, como o “Maison Ikkoku” (1980-1987), na revista Big Comic Spirits, e “One-Pound Gospel” (Ichi pondo no Fukuin, 1987-2007), na Young Sunday, esta com periodicidade indefinida. Além disso, Takashi publicou diversos oneshots e mangás de curta duração.

As façanhas de Takahashi não terminam por aqui. Com exceção de MAO, que ainda é recente, todos os mangás que ela publicou em revistas semanais se tornaram grandes sucessos, com direito a versões anime. Muitos mangakas possuem apenas uma obra de grande sucesso, alguns possuem dois, e poucos chegam a três. Ela tem quatro sucessos longos e inquestionáveis.

Ela é uma criadora versátil, que escreve desde comédias românticas até mangás de luta, ficção científica, terror, suspense e fantasia. Existem diversos elementos que aparecem com frequência em suas obras. O conjunto destes elementos e demais características são conhecidos como “Rumic World” (るーみっくわーるど).

Ela foi a 28ª mangaka a receber a Medalha de Honra com Medalha Púrpura, sendo a quarta mangaka mulher, depois de Machiko Hasegawa (Sazae-san), de 1982, Moto Hagio (The Poe clean, e outros), de 2012, e Keiko Takemiya (Toward the Terra), de 2014.

Além dos diversos prêmios japoneses, Takahashi também foi agraciada com os prêmios internacionais cobiçadíssimas como o Inkpot Award, Eisner Award (ambos dos EUA) e o Festival Internacional de Quadrinhos de Angolema (França).

Dentre as obras de Rumiko Takahashi, a JBC anunciou a republicação de InuYasha para 2021, em formato especial para colecionadores, em comemoração aos 25 anos do mangá no Japão. Já a série de anime pode ser vista no Amazon Prime Vídeo, na versão dublada.

Na verdade, existem três dias do Mangá no Japão. O dia 17 de julho, que é o Dia Internacional dos Quadrinhos, o dia 9 de fevereiro, data de falecimento de Osamu Tezuka, e 3 de novembro, como citamos neste artigo. Esperamos escrever detalhes sobre a cultura do mangá propriamente dita em fevereiro do ano que vem.

 


 

Veja também nossos artigos anteriores:

8 de agosto – Dia do Yōkai (Capítulo 19)

1º de setembro – Prevenção de Desastres (Capítulo 34)

10 de outubro – Dia do Okonomiyaki (Capítulo 61)

22 de outubro – Dia do Anime (Capítulo 68)

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies