3 de outubro é o Dia do Anpanman!

“Hoje é dia de Cultura Japonesa!” – Capítulo 56

No dia 3 de outubro de 1988, foi exibido o primeiro episódio do Anime “Soreike! Anpanman”. Em homenagem a este acontecimento, esta data passou a ser o Dia do Anpanman, um dos personagens mais queridos pelas crianças japonesas.

O anime de Anpanman foi baseado no livro infantil de Takashi Yanase. No começo era previsto ter apenas 24 episódios. Mas o sucesso foi tanto, que a série foi estendida, atingiu a marca de 1000 episódios em 29 de agosto de 2009 e continua até os dias de hoje.

O mestre padeiro Jyamu Ojisan (“Tio Jam”) queria criar um anpan (pão recheado com anko, doce de feijão azuki) com sentimentos. Certo dia, uma “estrela da Vida” caiu no forno de Jyamu Ojisan. Esta energia se alojou no anpan feito no forno e assim surgiu o herói Anpanman.

Uma grande característica deste anime é a grande quantidade de personagens, em sua maioria baseados em comida. Os aliados do Anpanman são o Currypanman (pão recheado de curry) e o Shokupanman (pão de forma). O arquirrival é o Baikinman (bactéria). Também existem personagens famosos baseados em pratos de arroz como o Tendonman (bowl de tempurá) ou o Omusubiman (onigiri, bolinho de arroz).

No dia 16 de julho de 2009, o anime foi certificado pelo Guiness Book como o desenho animado com o maior número de personagens diferentes, contabilizando 1768 naquele momento.

Quando o anime One-Punch Man (Wanpanman, na leitura japonesa) tornou-se conhecido, surgiu uma discussão se seria um plágio ou paródia de Anpanman, pois ambos são “carecas” usando manto, ambos derrotam os adversários com um soco, e o personagem Vaccine Man, de One-Punch Man tem uma clara referência ao Baikinman, rival de Anpanman. Aliás, nas respectivas versões japonesas, Vaccine Man e Baikinman são interpretados pelo mesmo dublador: Ryūsei Nakao, também famoso pelo seu trabalho na série Dragon Ball, onde dá voz ao vilão Freeza.

O grupo sul-coreano de K-pop BTS também fez uma homenagem ao herói japonês, compondo uma música que diz que “não tenho músculos, nem um carro como o do Batman. O que posso fazer é dar um anpan”.

Valente herói da justiça, o rosto de Anpanman é feito de anpan. Quando ele encontra alguém passando fome, ele pega um pedaço de sua cabeça e oferece ao faminto. Porém, com a cabeça incompleta, Anpanman perde suas forças tal qual Sansão quando teve seus cabelos cortados por Dalila. Muitas vezes Anpanman confronta seus adversários neste estado e é derrotado. Ele retorna para a fábrica de pães do Jyamu Ojisan, recebe uma cabeça nova, recupera suas forças e vence o adversário na segunda luta.

O autor Takashi Yanase elaborava propaganda de guerra, durante a Segunda Guerra Mundial. Em meio à sua função, passou a questionar o significado da palavra “Justiça”. Os super-heróis derrotam os vilões e monstros, em nome da Justiça, mas não salvam as pessoas da fome ou dos traumas após a destruição das cidades.

O próprio Yanase passou fome durante a guerra e também no período até a década de 1970, quando o livro infantil Anpanman finalmente fez sucesso. Por sua experiência de fome, Yanase pensou num super-herói que, antes de tudo, entrega comida para as pessoas necessitadas. Para o autor, a manifestação máxima da justiça seria fornecer alimento àquele que está passando fome. (究極の正義とはひもじいものに食べ物を与えることである).

Como foi dito anteriormente, Anpanman perde forças ao dar um pedaço de sua cabeça a um necessitado. Mesmo sabendo disso, Anpanman nunca abandona as pessoas que estão com fome e, ao mesmo tempo, nunca deixa de enfrentar seus inimigos, mesmo sabendo que estará em desvantagem.

Outra curiosidade é que diferente de outros personagens como Currypanman e Shokupanman, Anpanman nunca se alimenta, apenas dá de comer aos outros. O Anpanman é um herói que, simbolicamente, interrompe o aspecto predatório da cadeia alimentar e se auto sacrifica, dando uma parte de si ao próximo.

A música-tema do anime “Anpanman no March” também permite reflexões profundas, mas deixaremos para uma próxima oportunidade.

Se você ou seus filhos são fãs de Anpanman, não deixe de incluir no seu próximo passeio ao Japão uma visita ao Yanase Takashi Memorial Hall, na municipalidade de Kami (província de Kōchi), ou em um dos cinco Anpanman Museum espalhados pelo Japão, nas seguintes cidades: Sendai (Miyagi), Yokohama (Kanagawa), Kuwana (Mie), Kobe (Hyogo) e Fukuoka (Fukuoka).

Dedicamos este artigo à chef Telma Shiraishi e a todos os voluntários do Movimento Água no Feijão, uma grande corrente de solidariedade que envolve diversas entidades da comunidade nipo-brasileira de São Paulo, e de que a Aliança Cultural Brasil-Japão tem orgulho e gratidão de fazer parte. Afinal, “a manifestação máxima da justiça seria fornecer alimento àquele que está passando fome”.

Saiba mais sobre o Movimento Água no Feijão em www.aguanofeijao.org.br.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies