6 de agosto – Hiroshima

75 anos, às 8h15 da manhã do dia 6 de agosto de 1945, o bombardeiro americano B-29, conhecido como Enola Gay, lançou a bomba atômica de urânio “Little Boy”, que devastou a cidade de Hiroshima, no Japão. Estima-se que aproximadamente 140 mil pessoas perderam suas vidas. Três dias depois, outra bomba atômica, de plutônio, foi lançada em Nagasaki. No dia 15 de agosto, aconteceu a rendição incondicional do Japão, encerrando a Segunda Guerra Mundial.

Em Hiroshima, esta data tornou-se Heiwa Kinenbi (平和記念日), o Dia Memorial da Paz, para orar pelas vítimas e pela paz mundial, e para não permitir que esta tragédia histórica desapareça da memória das pessoas.

Vários sobreviventes atuaram como kataribe (語り部, literalmente, contador de histórias) para transmitir os seus testemunhos vivos, inclusive nas escolas. Porém, a média etária dos sobreviventes já é superior a 80 anos, e a transmissão das memórias às próximas gerações tem se tornado um grande desafio.

Muitos mestres do mangá viveram o período de guerra e colocaram no papel suas mensagens de paz e de valorização da vida. Em 2013, a Editora Kinnohoshi produziu uma coletânea chamada 漫画家たちの戦争 (Mangakatachi no Sensou, ou “A guerra vivida pelos mangakas”, em tradução livre), que reuniu obras sobre a Segunda Guerra, na visão de autores consagrados como Osamu Tezuka, Keiji Nakazawa (Gen Pés Descalços), Shigeru Mizuki, e muitos outros.

A sucursal de Hiroshima, da rede NHK, criou um projeto interessante chamado “1945 Hiroshima Timeline”. Como seriam as postagens se existissem redes sociais no ano de 1945? A produção se baseou no diário real escrito por três moradores de Hiroshima para criar três contas de Twitter, que são atualizados em “tempo real”, numa linguagem contemporânea. Por exemplo, às 18h do dia 05/08/2020, no horário de Brasília, foi postado um tweet como se a personagem tivesse postado às 6h da manhã de 06/08/1945, em Hiroshima, duas horas antes da bomba. Confira no site a seguir, apenas em japonês: https://www.nhk.or.jp/hiroshima/hibaku75/timeline/index.html

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies