7 de agosto – Dia da Cultura das Flores / 花文化の日

7 de agosto é um dia de diversas datas comemorativas oficiais e não oficiais, pois 8 em japonês é “hachi”, e 7 é “nana”. Então, o goroawase (trocadilho numérico) permite transformar 87 em “hana”, que pode ser flor (花) ou nariz (鼻).

Além destes, hoje é o dia da banana (ha + nana), e o dia de conversar (conversar em japonês é hanasu / 話す). Por ser o dia da banana, também é o dia do Tokyo Banana (東京ばな奈), um doce muito famoso como o omiyague (お土産, souvenir) regional de Tóquio.

O dia do nariz foi estabelecido em 1961. Já o dia da flor não existe oficialmente, mas grupos e empresas com “hana” no nome estabeleceram esta data para suas comemorações.

Por exemplo, a produtora de sake Ozeki possui um produto chamado “Hana Awaka”, que é um sake gaseificado. O parque de diversões “Hanayashiki”, localizado em Asakusa, é considerado o primeiro parque de diversões do Japão, aberto originalmente em 1853, como um jardim botânico. Ambos constam como datas comemorativas.

Recentemente, uma organização sem fins lucrativos de Nagóia estabeleceu que este dia também seria o 花文化の日 (Dia do “Hanabunka”, cultura das flores), como parte de um movimento para tornar a “cultura das flores do Japão” um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Fazem parte desta “cultura das flores”, o hanami (花見, costume tradicional de contemplar o sakura na chegada da primavera), o kadō (華道 ou Ikebana, 生け花), o engei (園芸, “jardinagem” enquanto estética), o kaki (花卉, floricultura enquanto estética), etc.

Na França, surgiu a “linguagem das flores”, em que cada flor carrega um significado. Este costume chegou ao Japão provavelmente na Era Meiji e tornou-se uma cultura própria chamada hanakotoba (花言葉). E a cada dia do ano existe um tanjyouka (誕生花), uma flor que representa esta data. Por exemplo, o lírio é a flor de aniversário (tanjyouka) das pessoas que nasceram em 24 de julho. O hanakotoba de lírio é “pureza”. Já o hibisco é o tanjyouka dos dias 11 de julho, 10 de agosto e 31 de agosto. O hanakotoba do hibisco vermelho é “uma beleza que sempre se renova”. O do hibisco branco, “beleza sedutora”. (Há variações.)

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