Acompanhe as lives sobre Ghost in the Shell com Victor Hugo Kebbe

Nesta quarta-feira, 25 de novembro, às 20h, o professor Victor Hugo Kebbe inicia uma série de lives especiais sobre um de seus mangás favoritos, Ghost in the Shell (攻殻機動隊), de Masamune Shirow.

Kebbe conheceu a franquia pela animação de 1995 de Mamoru Oshii, sendo para ele a continuação imediata de Blade Runner (Ridley Scott, 1982). Quem o conhece ou o acompanha pessoalmente sabe de sua paixão por Ficção Científica, em especial pelo subgênero Cyberpunk. Ghost in the Shell é, definitivamente, um dos melhores títulos do gênero, tendo se transformado em uma série de sucesso em várias mídias – mangás, animações, filme e videogames.

Como parte das atividades do Bate-Papo Literário Japanologia-ACENB, desta vez o professor decidiu inaugurar uma série de três episódios exclusivos sobre o tema e uma das obras mais expressivas para pensar não só no cyberpunk japonês, como também uma porta de entrada extremamente relevante para pensar na complexa relação entre sociedade e tecnologia no Japão. Como toda boa obra cyberpunkGhost in the Shell flerta com previsões de um futuro distópico próximo que, para o nosso deleite horror, tem se mostrado cada vez mais real.

Acompanhe no canal da Japanologia no YouTube as três apresentações e deixe marcado na sua agenda!

 

25 de novembro de 2020, 20h: Conectados no Cyberpunk

Neste episódio inicial do Especial Ghost in the ShellVictor Hugo Kebbe apresenta a obra de Masamune Shirow e sua importância dentro do panorama do gênero Cyberpunk. Neste episódio, também teremos uma discussão sobre a relação entre sociedade japonesa e tecnologia, apontando não só as influências da cultura japonesa sobre a obra, mas também em como ela tocou várias outras produções do gênero no Ocidente.

 

9 de dezembro de 2020, 20h: Um Mangá do Futuro

Neste episódio Victor Hugo Kebbe apresenta a série de mangás de Masamune Shirow, comparando as edições lançadas no Japão, desde a primeira de 1989 pela Kodansha. Neste momento também será apresentada a tradução brasileira pela JBC.

 

27 de janeiro de 2021, 20h: Projeto 2501

Neste último episódio do Especial Ghost in the ShellVictor Hugo Kebbe apresenta as visões da franquia para o mundo da animação e do cinema. Mamoru Oshii ganha destaque com Ghost in the Shell (1995) e Innocence (2004). E para finalizar, também teremos a apresentação das séries e o do Live Action de 2017.

 

Sobre o Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe 

Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); atuou como pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Shizuoka, Japão), como pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão); Pós-Doutor pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, UFSCar e Nanzan University. Editor do japanologia.com.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies