(Deusa da Música e Artes)
Sendo a única mulher e artista dentre o Shichifukujin, ela é uma bela mulher com o poder de assumir a forma de uma serpente ou aparecer montada em um dragão, tocando um biwa (alaúde japonês). De fato, a cobra é quase sempre associada a Benten, que dizem ter sido um anjo, que representa as musas artísticas (eloqüência, música, arte, literatura, sabedoria e água). Tal aprendizado artístico e sabedoria, trazem prosperidade e, essa é a razão de sua inclusão nos sete deuses. Ela também carrega uma jóia que concede desejos. Alguns dizem que é jade, enquanto outros afirmam ser uma pérola.
Benzaiten é o nome japonês de Sarasvati (Saraswati), que era originalmente um poderoso rio da antiga China. Mais tarde, ela se tornou uma deidade, batizada em homenagem a esse rio. Como uma deidade fluvial, se tornou a deusa de tudo que flui: palavras (e conhecimento, por extensão), discurso, eloqüência e música.
Benzaiten chegou ao Japão, durante os séculos VI e VIII, principalmente pelas traduções chinesas do Sutra da Luz Dourada, que tinha um capítulo devotado a ela. Ela também é mencionada no Sutra do Lótus. É associada à serpente ou ao dragão do mar. Acredita-se que colocar a pele de uma cobra, em sua bolsa ou carteira, traz riqueza e prosperidade.