Palavra • Chado / Sado

(Cerimônia do Chá)

 

Sado ou chado, que literalmente significa “caminho do chá”, é um ritual estilizado de preparar e servir chá verde em pó. É uma filosofia de vida que há séculos vem influenciando muitos aspectos da vida dos japoneses. Influenciada pelo Zen Budismo, a cerimônia de chá visa a purificação da mente e criar uma ligação com natureza. Foi aperfeiçoado na metade final do século XVIII, por Sen-no-Rikyu.

 

A cerimônia do chá japonesa (chanoyu) não é simplesmente a ação de servir o chá verde aos convidados. É uma arte japonesa tão importante e complicada quanto a escrita dos kanji, os ideogramas nipônicos. Isso porque a filosofia da cerimônia está oculta em cada gesto, desde o preparo do chá até a hora de serví-lo.

 

A seqüência de gestos é realizada pelos mestres e aprendizes que fazem a cerimônia. O preparo da bebida e o ato de servir têm um significado espiritual, ao qual se dá o nome de chado, que tem três princípios básicos: todos são iguais, respeito ao outro e gratidão por aquele que prepara o chá. 

 

Em média uma cerimônia dura 40 minutos, mas em alguns casos pode chegar a 4 horas. O tempo se alonga se for considerado o início da cerimônia, quando ocorre a caminhada por um jardim de pedras tipicamente japonês. O ponto alto acontece quando os participantes compartilham o momento de tomar a bebida.

 

 Utensílios  

No sado, é usado um chá em pó, diferente do chá japonês geralmente utilizado. O natsume é um pequeno tipo de recipiente. A palavra natsume originalmente significa jujuba. Esse recipiente é assim chamado porque assemelha-se ao formato da jujuba. Coloca-se o pó do chá verde dentro do natsume. Chashaku é algo parecido com uma colher de chá, e é feita de bambu. Ela é usada para colocar o pó do chá verde dentro da xícara de chá, que é chamada de chawan. Chasen se parece com um pequeno batedor de ovos, feito de bambu e, é usado para misturar o chá e a água quente. Mizusashi é um tipo de tigela. É usado para despejar e manter a água fresca para fazer o chá. Kensui também é um tipo de tigela, onde é despejada a água, depois de lavarmos a xícara de chá. Hishaku é uma espécie de concha, que usamos para tirar a água quente. Chakin é algo parecido com um pano de pratos, feito de linho e usado para secar a xícara de chá. O descanso de tampa é chamado de futaoki, onde colocamos a tampa do kama (pote de ferro). O fukusa é um tipo de guardanapo de seda.

 

CURIOSIDADES Fatos interessantes sobre o chá

 

Todos os chás vêm de uma planta chamada Camellia Sinensis e podem ser classificados em seis principais tipos de chá, não incluindo os herbais e outros que não possuem as verdadeiras folhas de chá. Essa planta é rica em antioxidantes, que demonstraram ser efiazes no combate ao envelhecimento.

 

É um fato interessante que o chá inglês, o chinês oolong e o chá verde japonês venham da mesma planta. No entanto, eles possuem sabores diferentes, por causa das diferenciadas maneiras do processo  de fabricação.

 

Expressões:

Chato hyakushôwa shiboruhodo deru = Lavrador é como chá: rende tanto quanto se exigir dele.
Ochani suru = Fazer uma pausa (para o chá); descansar um pouco.

Chawa nemurio tsuru tsuribari = Literalmente, “chá é o anzol que fisga o sono”. Ou seja, é a bebida ideal para espantar o sono.

Ochao nigosu = Evadir-se, esquivar-se, temporizar

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies