Dia 12 de agosto – Ue wo muite arukou (上を向いて歩こう)

No dia 12 de agosto de 1985, aconteceu o acidente aéreo do Voo Japan Airlines (JAL) 123, que caiu na região hoje conhecida como “Osutaka no One”, na Província de Gunma.

O voo partiu do aeroporto de Haneda, em Tóquio, e tinha como destino o aeroporto de Itami, em Osaka. Era uma época de muita demanda devido ao Obon, e 520 entre as 524 pessoas a bordo perderam suas vidas. Este é o maior acidente aéreo com um único avião da História.

Naquele dia, o Japão perdeu uma de suas maiores estrelas, o cantor Kyu Sakamoto, que estava a bordo do Boeing 747SR.

Sua canção mais famosa é o “Ue wo muite arukou” (Vamos caminhar olhando para cima, em tradução livre), apresentada pela primeira vez em 21 de julho de 1961. Conhecida como “Sukiyaki” em alguns países do ocidente, atingiu o topo do ranking Billboard Hot 100, dos Estados Unidos.

Algumas das interpretações conhecidas no Brasil são do grupo Trio Esperança e da cantora Daniela Mercury. Em 2016, a Fundação Japão promoveu o Concerto “Olha pro Céu – Look at the Sky”, no Rio de Janeiro, reunindo Vanessa da Mata, Emicida, a cantora nipo-brasileira Marcia e a banda japonesa de ska Tokyo Ska Paradise Orchestra. Nesta ocasião foi apresentada uma releitura chamada “Olha pro Céu”, numa parceria entre o cantor Emicida e a banda japonesa.

É uma canção que transcende fronteiras e gerações. Muitos japoneses lembram e cantam nos momentos difíceis. Diversos artistas se reuniram para cantar esta música na época do Grande Terremoto do Leste do Japão, e recentemente foi realizado o “Ue wo muite Sing For Hope Project”, liderado pelo diretor artístico Amon Miyamoto, reunindo vídeos enviados do mundo todo, para fortalecer as esperanças no combate ao COVID-19.

Na Aliança Cultural Brasil-Japão, a canção foi escolhida várias vezes para o coral dos formandos, mais recentemente no 1º semestre de 2017, e no 2º semestre de 2019.

O dia 12 de agosto passou a ser também o Dia da Segurança na Aviação (航空安全の日). Em 2006, foi inaugurado o Safety Promotion Center da JAL (日本航空安全啓発センター), para não deixar o acidente de 1985 ser esquecido, e para reforçar a conscientização dos funcionários em zelar pela segurança. A visita é aberta ao público, gratuitamente (a visita está temporariamente suspensa devido à pandemia).

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies