Dia 14 de agosto é o Happy Summer Valentine’s Day!

O dia 14 de fevereiro é mundialmente conhecido como o Dia de São Valentim. No Japão, há uma característica particular, pois é um dia em que as mulheres presenteiam os homens com chocolates. Por volta da década de 1980, popularizou-se também o White Day (14 de março), em terras nipônicas. Seria o dia de os homens retribuírem, enviando doces às mulheres.

Ídolos do esporte ou do show business ganham muitos chocolates dos fãs. Mas os mangakas e até mesmo os personagens criados por eles não ficam atrás. Os personagens do mangá “The Prince of Tennis” (テニスの王子様) é um dos casos emblemáticos, ao ponto de elaborar um ranking de quantos chocolates cada personagem recebeu. Dia 14 de agosto é o Happy Summer Valentine’s Day.

Para retribuir o carinho dos fãs, o autor Takeshi Konomi sugeriu o Happy Summer Valentine’s Day (HSVD) como sendo a data para agradecer aos leitores. A data acabou sendo oficializado pela Japan Anniversary Association em 2018.

No discurso, Konomi disse: “Nem em sonho pensei que o HSVD seria oficializado como data comemorativa. Este é um dia para tanto meninos como meninas se declarem, recebendo a ajuda do verão, e terão sucesso. Gostaria que todos transmitissem os sentimentos de 大好き(daisuki, gosto de você)”. (Tradução nossa.)

O The Prince of Tennis é um mangá/anime que retrata o jovem gênio do tênis, Ryōma Echizen, que voltou dos EUA, e busca ser campeão nacional do Ensino Fundamental e, posteriormente, do Ensino Médio. O tenista profissional Kei Nishikori diz ser leitor deste mangá.

Existem outras datas comemorativas, oficiais ou não, que surgiram inspirados no Dia de São Valentim original. O Orange Day, 14 de abril, foi sugerido pela província de Ehime, famosa pela produção da fruta cítrica mikan (みかん). A laranja, em linguagem das flores (hanakotoba), significa “a alegria da noiva”. Então, se tornou o dia para namorados trocarem laranjas ou presentes de cor alaranjada entre si. A mesma data, na Coreia do Sul, é conhecida como o Black Day, para os solteiros que não tiveram sucesso nas datas anteriores comerem o macarrão “cha chang mein” (ジャージャー麺) ou tomar o black coffee (ブラックコーヒー), que é a forma como se refere ao café puro, em japonês.

Já o dia 14 de setembro é o “September Valentine”, considerado o dia “ideal” para a mulher pedir o rompimento do relacionamento.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies