Dia 20 de julho – Dia do Hambúrguer no Japão

O motivo é simples. No dia 20 de julho de 1971, foi inaugurada a primeira loja japonesa da franquia McDonald’s, na loja de departamento Mitsukoshi, do distrito de Guinza. A McDonald’s Company (Japan) Ltd. estabeleceu esta data comemorativa em 1996, na ocasião dos 25 anos da rede no Japão.

Den Fujita, fundador da McDonald’s Japan foi o responsável pela criação da leitura japonesa マクドナルド (makudonarudo). Muitas vezes estranhamos este jeito de grafar o nome do restaurante, mas Fujita se esforçou para convencer a matriz americana para aprovar este jogo de palavras de três letras mais três letras em katakana, com a repetição do “do”, gerando uma “rima”. Muito provavelmente esta adaptação e sonoridade foram fundamentais para que a marca caísse no gosto dos japoneses.

Se no Brasil costumamos chamar a loja de “mac”, ou recentemente “méqui”, no Japão sempre surge uma discussão de como se deve abreviar “makudonarudo”: se é “makku” ou “makudo”. Algumas pesquisas mostraram que a maior parte do Japão usa “makku”, mas na região de Kansai, há um uso significativo da abreviação “makudo”. Até os jornais de circulação nacional tomam cuidado na hora de escrever suas manchetes. Eles escrevem “makku” para o Japão como um todo, e “makudo” para Kansai.

Já existiam outros restaurantes que ofereciam este sanduíche no Japão antes do “makku”, no período pós-guerra, sobretudo nas proximidades das bases americanas. A rede japonesa Dom Dom (ドムドムハンバーガー / domu domu hanbaagaa), aberta em fevereiro de 1970, é considerada a primeira rede de fast food do Japão.

Cabe mencionar que a rede americana A&W Restaurants abriu a sua primeira loja em Okinawa, em 1963, durante o período de ocupação e administração americana naquela província. Okinawa voltou a ser território japonês em 1972. Outras redes japonesas muito conhecidas são: Mos Burger, Lotteria, First Kitchen e Freshness Burger.

O Japão possui alguns cardápios próprios como o rice burger (bolinho de arroz compactado substituindo o pão) ou o teriyaki burger. Também faz sucesso o chamado gotōchi burger, que é o hambúrguer regional, feito com ingredientes típicos de cada região do Japão.

O Japão possui diversos Gourmet Mangá, quadrinhos com temática de gastronomia, e o hambúrguer aparece pontualmente em obras de sucesso como Shokugeki no Soma (Food Wars) ou Mister Ajikko. Porém, desde 2015, é publicado o Today’s Burger (本日のバーガー / Nihon no Baagaa), ainda inédito no Brasil, que trata exclusivamente sobre hambúrgueres do mundo todo. Veja o primeiro episódio clicando aqui.

Datas relacionadas:
13 de março ou 3 de novembro – Dia do Sanduíche
15 de maio – Retorno de Okinawa para o Japão
9 de agosto – Dia do Hambúrguer Japonês (Hambagu)

Curiosidade:
O McDonald’s Japan enfrentou um período difícil após seguidos escândalos, de uso de frango com validade vencida (2013) e por contaminação alimentar (2014). Sarah Casanova, presidente da empresa no Japão, trabalhou para melhorar a imagem do restaurante e a condição de trabalho dos funcionários. De um restaurante conhecido por “oferecer comida barata”, passou a oferecer um ambiente agradável a seus clientes, sobretudo para mães com crianças pequenas. Sarah conseguiu reerguer a empresa em 2016, após estar no vermelho em 2015. Os japoneses chamam de V字回復 (Viji Kaifuku) ou, recuperação em formato da letra V.

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