Dia 20 de outubro é o Dia do Shinise!

“Hoje é Dia de Cultura Japonesa!” – Capítulo 66

Antes de começarmos o artigo de hoje, vamos fazer uma pergunta (quiz) aos leitores, principalmente aos fãs dos videogames da Nintendo. Em qual década foi fundada a empresa? Responderemos mais para frente.

Shinise (leia-se xinicê) é o nome dado às empresas/companhias tradicionais com muitos anos de história. Não existe uma definição exata de quando uma empresa se torna shinise, mas uma referência seria ter mais de 100 anos de fundação e/ou ser um negócio passado por pelo menos três gerações. (Obs.: neste artigo adotaremos a palavra “empresa” por convenção, independentemente do status jurídico das empresas, associações, organizações ou dos negócios).

Esta data foi estabelecida pelo site shinisetsuhan.net , um site de vendas especializado em produtos de empresas com mais de um século de fundação, para valorizar o fato de o Japão ter tantas empresas longevas e prestigiar seus produtos. Conheça algumas destas empresas clicando no link do site.

Esta data foi escolhida, pois 20 de outubro é o Dia do Ebisukō (えびす講), festividade em homenagem à Ebisu, a deidade dos pescadores e também do comércio.

Segundo dados de 2010, existem mais de 30 mil empresas japonesas com mais de 100 anos de atividade. Se considerar negócios individuais ou de pequeno porte, há quem diga que o número de shinise do Japão dispara para aproximadamente 100 mil.

O Japão é considerado o país com o maior número de empresas tradicionais. Ainda nos dados de 2010, no mundo todo existiam 5.586 empresas de mais de 200 anos de fundação. Dentre estas, 3.146 eram japonesas, seguido pela Alemanha com 837, Holanda com 222, e França com 196.

A companhia independente considerada a mais antiga do mundo é a construtora Kongō Gumi, fundada em Osaka em 578 d.C. O príncipe Shōtoku trouxe de Baekje (no sudoeste da Península Coreana) três carpinteiros especializados em templos para a construção do templo budista Shitennō-ji, considerado um dos mais antigos do Japão, ao lado do templo Asuka-dera. Um dos carpinteiros, Shigemitsu Kongō, fundou a empresa, transmitida de geração para geração na família Kongō até 2005, quando declarou falência. Posteriormente foi comprada pela Takamatsu Construction Group, tornando-se sua subsidiária e segue em atividade.

Em seguida, o Japão possui os três hotéis (mais exatamente no estilo ryokan) mais antigos do mundo: Nishiyama Onsen Keiunkan (705 d.C.), Koman (717) e Hōshi Ryokan (718). Existem sete empresas japonesas que foram fundadas antes do ano 1.000 e ainda estão em atividade.

A empresa não japonesa mais antiga do mundo é o restaurante Sr. Peter Stiftskulinarium (Áustria), de 803 d.C. A empresa mais antiga do Brasil é Correios, que surgiu em 1663, então como Correio-Mor.

Shinise se escreve 老舗 em kanji. 老 significa velho ou experiente, e 舗 significa loja. Mas verificando a etimologia, shinise vem do verbo “shinisu” (為似す ou 仕似す), que significa algo como “fazer parecer” ou “imitar”. Assim, no Período Edo, passou a ter o significado de reproduzir e preservar a arte e a técnica do antecessor. Atualmente shinise possui o significado de negócios que continuam por muito tempo e que, portanto, possuem credibilidade.

Hoje em dia conhecemos a Nintendo como uma desenvolvedora de jogos eletrônicos e consoles, mas a Nintendo também é um shinise. A empresa foi fundada em 23 de setembro de 1889, em Quioto, pelo artesão Fusajiro Yamauchi. Sempre foi uma empresa de produtos de entretenimento, sendo que até a criação dos jogos eletrônicos “Game&Watch” e “Famicom”, o carro-chefe da empresa foi o Hanafuda (um jogo de cartas japonês) e o baralho ocidental.

Para os fãs de doces, principalmente wagashi (doces tradicionais japoneses), um bom lugar para conhecer doces feitos por shinise são os depachika (デパ地下, subsolo das grandes lojas de departamento).

O ramo de negócios com maior número de shinise é a área de saquê japonês, sendo cerca de 850 produtoras. Existem shinise nos mais diversos ramos, como alimentação, artesanatos, brinquedos, roupas, utensílios de cozinha, altares budistas, etc. Experimente procurar os shinise em sua próxima viagem ao Japão.

 


 

Vejam também nossos artigos anteriores:

• 15 de julho – Dia do Famicom (Capítulo 2 – produto da Nintendo que revolucionou o mundo dos jogos)

• 29 de julho – Shichifukujin (Capítulo 10 – sobre Ebisu)

• 17 de agosto – 1.000 ienes (Capítulo 25 – sobre príncipe Shōtoku)

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies