Dia 21 de julho – Dia das Três Vistas do Japão (Nihon Sankei)

O Nihon Sankei (日本三景), ou “As Três Vistas do Japão” é uma lista de três locais com paisagens de magnífica beleza, descrito por Gahō Hayashi, em 1643. O “Dia do Nihon Sankei” foi estabelecido em 2006, em homenagem ao aniversário de Hayashi.

As três grandes vistas são: Matsushima (松島), na província de Miyagi; Amanohashidate (天橋立), em Quioto; e Itsukushima (厳島), também conhecida como Miyajima (宮島), em Hiroshima.

Por se tratar de lugares famosos, os três locais serviram de inspiração para inúmeros escritores e artistas. Matsushima e Amanohashidate são mencionados no Hyakunin Isshu (百人一首), uma das antologias poéticas mais importantes do Japão, compilada no século 13 (são os poemas 90 e 60, respectivamente). Matsushima também é citado pelo renomado poeta Matsuo Bashō. Já o Santuário de Itsukushima é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

No Japão, existe a palavra 雪月花 (setsugetsuka – neve, lua, flores) para se referir às belezas da natureza nas quatro estações. Aplicando o termo ao Nihon Sankei, Amanohashidate seria a neve, Matsushima, a lua, e Miyajima, a flor.

Existem várias outras listas de três belas paisagens, como o Nihon Sanmeien (日本三名園 – Três Grandes Jardins do Japão), o Nihon Sandai Yakei (日本三大夜景 – Três Grandes Vistas Noturnas do Japão) e também o Shin Nihon Sankei (新日本三景 – Novas Três Vistas do Japão). Esta última foi escolhida após uma eleição realizada em todo o Japão em 1915, para selecionar as três vistas modernas.

Datas relacionadas:
27 de maio – Dia do Hyakunin Isshu
19 de agosto – Dia do Haiku (Haicai)
12 de outubro – Data de falecimento de Bashō (calendário lunar)

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies