Dia 21 de setembro é o Kenjiki!

“Que dia é hoje?” – Capítulo 48

Kenji Miyazawa (1896-1933) foi um poeta e escritor de literatura infantil, no final da Era Taisho e começo da Era Showa. O dia 21 de setembro é o memorial de seu falecimento (賢治忌, Kenjiki).

Entre suas principais obras, podemos citar: 銀河鉄道の夜 (Ginga Tetsudō no Yoru, “Viagem Noturna no Trem da Via Láctea”), 風の又三郎 (Kaze no Matasaburō, “Matasaburo do Vento”), 注文の多い料理店 (Chūmon no Ooi Ryōriten, “Um restaurante com muitos pedidos”), グスコーブドリの伝記 (Gusko Budori no Denki, “A vida de Budori Gusco”), além da anotação/poema 雨ニモマケズ (Ame nimo makezu, “Não ser derrotado pela chuva”).

Miyazawa nasceu na província de Iwate e tem forte influência do budismo em suas obras. Posteriormente tornou-se professor de ciências agrícolas. Outro traço de suas obras é a influência de ciências naturais como astronomia ou ciências do ambiente, utilizando muitos termos técnicos/científicos de astros, minerais, vegetais e animais.

O escritor criou um termo chamado Ihatov (ou Ihatovo, イーハトーブ), um local fictício que seria a Utopia para ele. Miyazawa não menciona a etimologia da palavra, mas muitos pesquisadores defendem que teria derivado de “Iwate”, província de origem do autor.

Morreu praticamente desconhecido para o público em geral. Porém, devido aos esforços de diversas pessoas como o poeta Shinpei Kusano, várias obras foram publicadas postumamente. Hoje é considerado um dos autores mais conhecidos e queridos do Japão.

Muitas obras da cultura pop são baseadas ou são influenciadas pelas histórias de Miyazawa. Um dos exemplos mais famosos é o mangá/anime Galaxy Express 999 (銀河鉄道999, Ginga Tetsudō 999), de Leiji Matsumoto. O décimo sétimo filme de Doraemon, que entrou em cartaz em 1996: “Doraemon: Nobita and the Galaxy Super-Express”, também é uma homenagem ao clássico de Miyazawa.

Já na música, o premiado tecladista e compositor de música eletrônica Isao Tomita compôs em 2012 a “Sinfonia Ihatov”, baseada nas obras de Miyazawa e com a participação da vocaloid Hatsune Miku como solista.

No âmbito das ações sociais, existe o “Restaurant of Mistaken Orders” (注文をまちがえる料理店, “Um restaurante que erra nos pedidos”), cujo nome é um jogo de palavras com a obra de Miyazawa. Todos os atendentes deste restaurante temporário são pessoas com quadro de demência (認知症, ninchishō) e os clientes vão ao restaurante cientes de que eventualmente podem receber pratos errados, ou com alguma demora. O produtor Shiro Oguni criou este projeto pensando numa sociedade inclusiva e com maior compreensão das pessoas em relação à demência. Veja o site e o vídeo institucional, em japonês ou em inglês, neste link.

Atsushi Sugie é um astrônomo japonês, descobridor de 122 asteroides. O asteroide 5008, descoberto por Sugie em 20 de fevereiro de 1991, foi nomeado como 5008 Miyazawakenji.

Os fãs de Miyazawa, bem como aqueles que se interessarem em mergulhar no ambiente místico de Ihatov, podem acrescentar em suas programações de viagem uma visita ao Miyazawa Kenji Museum (宮沢賢治記念館, Miyazawa Kenji Kinenkan), na municipalidade de Hanamaki, província de Iwate.

 


 

Veja também nossos artigos anteriores:

24 de julho – Dia do Kappaki (Capítulo 7)

3 de setembro – Aniversário do Doraemon (Capítulo 36)

7 de setembro – Eijiki (Capítulo 38)

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies