Dia 23 de julho é o Dia do Tempura!

O tempura (天ぷら ou 天麩羅) é um prato muito popular no Japão, que consiste em verduras, legumes e frutos do mar empanados e fritos. Junto com o soba (macarrão de trigo sarraceno) e o sushi, são considerados os “Três Sabores de Edo (atual Tóquio)”.

O Nijyushisekki (二十四節気) é uma forma de dividir o ano em 24 “mini-temporadas” (sekki), e cada uma delas tem um nome. Uma delas, o “taisho” (大暑), que pode ser traduzido como “grande calor”, se inicia por volta dos dias 22 e 23 de julho. O dia 23 de julho foi escolhido como o Dia do Tempura, pois este seria um excelente alimento para prevenir a exaustão causada pela exposição às altas temperaturas do verão japonês.

Outros pratos do verão japonês para prevenir a exaustão de verão, bem como suas datas são: o unagui (enguia, por volta do dia 20 de julho) e o yakiniku (carne assada, no dia 29 de agosto).

Existem diversas hipóteses quanto à etimologia de tempura. Uma das possibilidades mais aceitas diz que teria vindo do português: tempero ou temperar.

Muitas vezes os brasileiros chamam de tempura o empanado de uma mistura de verduras fatiadas com ou sem camarões pequenos. Na verdade, os japoneses chamam este prato de “kakiague” (かき揚げ), que é um dos diversos tipos de tempura. Porém, no Japão, costuma-se associar o tempura ao empanado de cortes grandes de legumes, ou de camarões inteiros. Existem restaurantes especializados em tempura.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies