Dia 5 de agosto é o Dia do Oyakodon!

Oyakodon (親子丼) é uma comida japonesa composta por uma tigela (donburi) de arroz coberta com uma mistura de frango com ovo e temperada com molho específico. Oyako significa “pais e filhos” e os ingredientes frango e ovo estariam representando está relação.

A data foi definida por goroawase (trocadilho numérico). Oyako: o = 0 (zero), ya = yattsu = 8, e ko (こ) vira go (ご) = 5. O que dá: 085, logo, 5 de agosto.

O oyakodon, também chamado de oyako donburi, faz parte de um grupo de pratos japoneses chamado “donburi mono”, cuja característica é uma tigela grande (donburi) de arroz, com algum ingrediente servido em cima. Entre os mais famosos, podemos citar o gyudon (牛丼, de carne e cebola, carro-chefe de redes como o Sukiya ou Yoshinoya), o unadon (うな丼, de enguia), o tendon (天丼, de tempurá), o katsudon (カツ丼, de carne suína à milanesa) e o tekkadon (鉄火丼, de sashimi de atum).

Como variações do oyakodon, existe o kaisen oyakodon (ou sake ikura don), que é a combinação de salmão com ikura (ovas de salmão) sobre a tigela. No oeste do Japão, existe o tanindon (他人丼, ou tigela do estranho, não parente), que combina carne bovina com ovo. Já na região de Kanto (leste do Japão), a combinação de ovo com carne suína ou bovina, é conhecida como Kaikadon (開化丼), em referência ao Bunmei Kaika (文明開化), o movimento de ocidentalização do Japão na Era Meiji, o que incluía o incentivo ao consumo da carne bovina. Vale lembrar que mesmo nos dias atuais, a carne bovina é consumida mais no oeste do Japão, predominando a carne suína no lado leste.

Um oyakodon curioso que circulou nas redes sociais em 2015 é uma combinação de kinpira (bardana com cenoura) sobre o arroz. Para os fãs do mangá Dragon Ball, o nome verdadeiro do protagonista Son Goku, é Kakarotto, que vem de carrot (cenoura). O pai de Goku é o Bardock, que vem de burdock (bardana). Some-se à dupla, o filho de Goku, o Gohan, que tem o mesmo som de arroz. Assim, o kinpira don representaria as três gerações dos guerreiros Saiyajin.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies