Dia 8 de agosto é o Dia do Youkai!

Embora não seja uma data oficializada, muitos sites apontam o dia 8 de agosto como o Dia do Youkai, que pode ser traduzido como fantasmas, assombrações, monstros, ou seres míticos. Enfim, chamaram-se de Youkai os fenômenos que as pessoas não conseguiam enxergar ou compreender.

Provavelmente esta data foi escolhida porque “dia 8” em japonês é “youka”, que é parecido com Youkai, e o mês de agosto, em pleno verão, que é a época em que os japoneses mais apreciam histórias de terror (怪談, kaidan), mansões mal-assombradas (お化け屋敷, obakeyashiki) e testes de coragem, como ir ao cemitério à noite (肝試し, kimodameshi).

Entre os Youkai mais conhecidos, podemos citar o Oni (鬼), que normalmente é traduzido como ogro, o Tengu (天狗), que é um ser de nariz comprido, e o Kappa (河童), que já apresentamos no post do dia 24 de julho.

Os Youkai são citados em diversos provérbios e expressões idiomáticas japoneses. Por exemplo: 鬼に金棒 (oni ni kanabou), literalmente “dar uma clava a um oni”. Utilizamos esta expressão quando uma pessoa que já é poderosa, ganha uma arma, tornando-se ainda mais forte. O Kappa é um ser aquático. Então, um 陸に上がった河童 (riku ni agatta kappa) é um “peixe (kappa) fora da água”.

Neste contexto de pandemia, o Youkai que ficou famoso é o Amabie (アマビエ), que até foi utilizado nas campanhas do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão (厚生労働省). O Amabie é uma lenda da região de Higo (atual província de Kumamoto), e dizem que este ser profetizava as epidemias, e dizia-se que as pessoas doentes que vissem a imagem desenhada do Amabie seriam curadas. Por isso escolhemos o Amabie para ilustrar este post.

Existem mangás famoso sobre Youkai, como o Gegege no Kitarō, de Shigeru Mizuki, ou o Yo-kai Watch, que surgiu inicialmente para o videogame, na plataforma Nintendo 3DS. Yu Yu Hakusho e Inuyasha também são mangás (anime) de sucesso que contribuíram para a divulgação do conceito de Youkai entre os fãs brasileiros.

Hoje também é a data de falecimento de Kunio Yanagita, conhecido como o “pai do folclore japonês”. Em sua obra mais conhecida, o Tono Monogatari (遠野物語), onde aparecem Youkai como Zashiki Warashi (座敷童子) ou o Kappa. Outra obra indispensável para conhecer os Youkai é o Kwaidan (怪談), de Lafcádio Hearn, que adotou o nome japonês de Koizumi Yakumo (小泉八雲).

Se você gosta de Youkai, não deixe de realizar futuramente o “Crypt Tourism” para “encontrar” os Youkai. Sugerimos o “Mizuki Shigeru Road”, em Sakai Minato, província de Tottori, onde viveu o mangaká; o “Yōkai Street”, em Quioto; ou a municipalidade de Fukusaki, em Hyogo, terra natal de Yanagita.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies