Dia Internacional do Nikkei | Confira a live comemorativa com histórias de superação, união e perseverança

No dia 19 de junho, sábado, às 20h, será comemorado o Dia Internacional do Nikkei (DIN) no canal do YouTube do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (youtube.com/bunkyodigital).

O Bunkyo, por meio da comissão organizadora Kakehashi Japão Brasil, promove novamente a celebração on-line do Dia Internacional do Nikkei. O evento mantém o conceito de evidenciar os valores nipo-brasileiros, principalmente neste cenário da pandemia, apresentando também novidades ao público.

O coordenador geral do evento, Iju Shimizu Jr, destaca: “Pensamos no DIN21 como um evento que irá proporcionar uma reflexão sobre como os nikkeis e as associações estão passando por esse período difícil e, ao mesmo tempo, mostrar como os valores nipo-brasileiros se apresentam em nosso dia a dia, como uma forma de inspiração para todos”.

A comemoração terá apresentação ao vivo de Alexandre Kawase, Carol Ayako e Iju Shimizu Jr. A comissão vem desenvolvendo programas especiais e inéditos, para mostrar os valores da comunidade nipo-brasileira, reunindo histórias surpreendentes de resiliência e superação.

Uma dessas histórias é da família Tamashiro, de São Paulo, que contou com o amparo coletivo da comunidade nikkei para manter o seu restaurante Skualos funcionando em meio à crise gerada pela pandemia; e também da família Kimura, de Taubaté, no interior de São Paulo. Perto de completar 90 anos de idade, movidos pela fé e pela gratidão, seu Takeo e dona Nobue decidiram retribuir um pouco do que receberam do Brasil, e estão plantando figos no interior do Ceará.

Também está sendo organizada uma nova edição do concurso de histórias nikkeis, repetindo o sucesso do ano passado: as histórias mais emocionantes, enviadas pelos imigrantes e descendentes de japoneses serão ilustradas em formato de quadrinhos e publicadas nas redes sociais do Bunkyo. Neste ano, uma delas estará na live comemorativa.

O evento contará com uma reflexão sobre as associações nikkeis, destacando relatos e depoimentos de famílias que evidenciam valores nipo-brasileiros na prática, além de um número musical com participação de crianças de todo Brasil. Inovando em acessibilidade, a live será transmitida com tradução simultânea para Libras e audiodescrição.

Presenças confirmadas: Chieko Aoki (Empresária), Márcio Gomes (Jornalista), Telma Shiraishi (Embaixadora da Gastronomia Japonesa), Leandro Iuamoto (Médico) e Thaís Kato (Origamista).

Além disso, neste ano, a comissão organizadora do evento é composta por integrantes de diferentes regiões do Brasil, como Lika Kawano, presidente da Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador – ANISA; Erika Tomioka, diretora da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental – NIPPAKU; Klissia Tiba, do Instituto Cultural e Social Ishindaiko de Londrina; e Carol Ayako, vice-presidente da Associação Festival do Japão – RS; garantindo assim uma maior integração e diversidade entre as associações e lideranças nikkeis.

 

Anote na agenda para não esquecer:

DIA INTERNACIONAL DO NIKKEI
Data: 19 de junho
Horário: 20h
Canal do YouTube: www.youtube.com/bunkyodigital
Site: www.bunkyo.org.br
Evento realizado pelo @bunkyodigital

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies