Biblioteca da Aliança recebe com cerimônia formal doação de mangás da Universidade Meiji

IMG_0214_paint

No último sábado (19/05), a sede da Aliança Cultural Brasil-Japão, em Pinheiros, recebeu da Universidade Meiji, de Tóquio (Japão), representada pelo Prof. Masato Ninomiya, o primeiro lote da doação de 501 mangás para a biblioteca da instituição.

Na ocasião, em que foi realizada uma pequena cerimônia para o descerramento da placa em homenagem à Universidade Meiji, estiveram presentes o presidente da Aliança, Dr. Yokio Oshiro, e membros da diretoria, como o vereador Aurélio Nomura (Conselho Superior), Miguel Parente Dias (vice-presidente da Aliança), Eduardo Yoshida (presidente do Conselho Superior), Sussumu Niyama (diretor do Centro Cultural Aliança), Carlos Hideaki Fujinaga (diretor de Ex-alunos), Alice Tsuchiya (Coordenadora Geral de Ensino), Masako Komori (professora do Curso Infanto-Juvenil), Fábio Shin (professor de Mangá) e o Prof. Masato Ninomiya, como assessor especial do reitor da Universidade Meiji, Keiichiro Tsuchiya e professor convidado permanente da Universidade.

O Prof. Masato Ninomiya contou que a doação dos títulos é parte de um projeto da universidade japonesa de doar mangás que estavam se acumulando no campus principal, localizado em Ochanomizu, em Tóquio.

“A Universidade Meiji conseguiu uma verba com o Ministério da Cultura para fazer essa doação para o exterior sob pretexto da divulgação da cultura japonesa por meio do mangá. Eles conseguiram uma verba não apenas para despachar para o Brasil, mas para contratar uma ONG que, por acaso, fica em Kumamoto, no extremo sul do Japão. Então a Universidade Meiji primeiro despacha isso para Kumamoto, e lá uma equipe de voluntários classifica os mangás por títulos, já que existem diversos gêneros de mangás. Finalmente eles selecionam, colocam nas caixas e despacham aqui pro Brasil. Agora a universidade está entrando com outro pedido de cultura pra enviar não só para o Brasil, mas também pra outras universidades da América do Sul, como Argentina e Colômbia”, explicou o professor.

O vereador Aurélio Nomura, que também esteve presente prestigiando o evento, ressaltou a importância do Prof. Masato Ninomiya na relação de amizade entre Brasil e Japão: “Nos momentos mais importantes que tivemos de estreitamento das relações entre o Brasil e Japão, o Dr. Masato Ninomiya esteve presente, tanto em um país quanto no outro. O mangá sem dúvida aproxima e faz as pessoas se apaixonarem pela cultura japonesa. Um dos maiores veículos de divulgação que tem o Japão é exatamente o mangá. E agora a gente recebe da Universidade Meiji esses exemplares, e esperamos uma proximidade maior da Aliança com a universidade”.

IMG_0244_paint

Além da questão dos mangás doados pela Universidade Meiji, o Prof. Masato Ninomiya distribuiu entre os presentes uma coletânea de 130 poemas do Imperador, da Imperatriz e membros da Família Imperial Japonesa, traduzidos por ele e pela esposa, com incentivo do Hospital Santa Cruz.

“Os mangás contém histórias que não se alteram e isso que importa. Por isso que as doações desses mangás são importantes e por isso estamos realizando esta cerimônia para deixar registrado o agradecimento da Aliança à Universidade Meiji na pessoa do seus representantes prof. Masato Ninomiya e na presença dos membros diretivos da Aliança e do vereador Aurélio Nomura que também é membro do nosso Conselho Superior””, finalizou o presidente da Aliança, Dr. Yokio Oshiro.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies