Formatura dos Cursos Básico, Avançado e Tradução Oral da Aliança do 1° semestre de 2019

 IMG_6879

Sábado, dia 6 de julho, ocorreu a formatura dos cursos Básico, Avançado e Tradução Oral do 1° semestre de 2019 da Aliança Cultural Brasil-Japão – ACBJ, das 10h às 12h, na Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, na Rua Fagundes, 152, Liberdade.

A abertura da cerimônia foi feita pelo presidente da Aliança, senhor doutor Eduardo Yoshida, presidente da ACBJ, e contou com a presença na mesa de Antão S. Ikegami (diretor administrativo adjunto da ACBJ), Edeval Sivalli (conselheiro da ACBJ), Margareth Shimura (vice-presidente educacional do Centro Brasileiro de Língua Japonesa), Eduardo Yoshida, Jo Tatsumi (conselheiro da ACBJ), Mario T. Shimabukuro (diretor financeiro da ACBJ) e Alice S. Tsuchiya (coordenadora geral de ensino da ACBJ).

IMG_6716

Após a execução dos hinos japonês e brasileiro, deu-se início à entrega dos diplomas, seguida do discurso dos oradores Adriano Martins Pereira e Rodrigo Hiroaki Ideyama, do curso Básico, Gustavo Kenji Matsumoto e Palmira Sara Aranovich Florentino, do curso Avançado, e Eduardo Hiroshi Omine, do curso de Tradução Oral.

O pronunciamento dos membros da mesa começou com Margareth Shimura, que afirmou que “através do idioma que não é o nosso idioma próprio, aprendemos um segundo ou terceiro idioma que nos enriquece de tal forma que nós acabamos incorporando juntamente com o idioma a cultura e a forma de pensar também, o que nós torna, com certeza, pessoas especiais e muito mais ricas do que uma pessoa que possui apenas uma cultura”.

Depois, Jo Tatsumi passou aos alunos algumas experiências práticas do que é aprender um novo idioma e, juntamente, sua cultura. De acordo com o conselheiro, o Japão, por ser um país com dimensão territorial diminuta, possui pouco espaço para a convivência humana, e, por esse motivo, “nesse espaço, eles têm que conviver senão seria fácil o desaparecimento da cultura e juntamente com ela o povo. O empenho que os japoneses têm nesse objetivo de manter a estrutura física, humana, com seus componentes é uma preocupação super-humana ou sobre-humana. Se estabeleceram no Brasil de forma muito efetiva.”

Por último, Edival Sivalli se pronunciou parabenizando estudantes e seus parentes pelo desempenho em aprender o idioma e a cultura japoneses. Além disso, lembrou que o valor do aprendizado em nossa sociedade e para o país é grande. “Siga a sua paixão. Mantenha-se fiel a você mesmo. Nunca siga o caminho certo, a não ser que você esteja perdido na floresta e veja o caminho, então siga aquele caminho.”

IMG_6873

Após o término dos pronunciamentos ser declarado pelo presidente da Aliança, o Coral da Aliança Cultural Brasil-Japão e convidados cantaram El Condor Pasa e Didai. Em seguida, ocorreu a apresentação musical de todos os formandos com a canção Aruite Yukou, de Billyken.

Por fim, antes do coquetel de encerramento, houve um brinde geral aos formandos.

 

Parabéns a todos os formandos e seus familiares e amigos pela dedicação e compreensão!

Que a energia e a força para continuarem os estudos do japonês mantenham-se fortes e vivas dentro de cada um!

 

Para ver todas as fotos da formatura, acesse o link:

https://drive.google.com/drive/folders/1E1ihTtUSOyMNWPWiEx6wBfcxVnF_em3Q?usp=sharing

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies