Palavra • Hachiman

Hachiman é uma popular deidade Shinto, que protege guerreiros e cuida do bem-estar das pessoas. Ele tem sido um dos mais reverenciados deuses no Japão, desde o período Nara, impondo muito respeito, dentre a mais alta classe até os mais humildes. Desde o início do período Heian, às vezes, ele foi esculpido como uma deidade na forma de um monge budista (alguns dizem que ele é Bishamonten, a deidade budista da guerra e protetor do Budismo, disfarçado).

 

 

Ele é conhecido pela inscrição à tinta, encontrada dentro de um corpo vazio, cuja imagem foi feita por Kaikei em 1201, como o principal objeto de reverência da igreja em Hachimangu, a qual foi construída próxima ao templo Todaiji, para lhe adicionar proteção divina.

 

À primeira vista, ela se parece com uma escultura de um sacerdote budista de alta graduação, mas a auréola (kohai) atrás dele, indica que é a imagem de uma deidade. A atmosfera geral é de solenidade. A roupa é representada de uma maneira simples e as cores originais ainda estão vívidas e atraentes.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies