Hideko Honma lança livro no Centro Cultural Aliança e faz doação para a entidade

Um dos destaques da comemoração dos 61 anos da Aliança Cultural Brasil-Japão foi o lançamento público do livro que registra 20 anos de carreira da ceramista Hideko Honma.

Hideko Honma e o presidente da Aliança, dr. Yokio Oshiro

Hideko Honma e o presidente da Aliança, dr. Yokio Oshiro

A artista realizou uma palestra no Centro Cultural Aliança com auditório lotado, além de uma exposição de obras e uma demonstração de tornos com os alunos do atelier, onde o público pode experimentar a modelagem da argila.

“Agradeço muito a Aliança pela oportunidade, é uma honra muito grande poder falar sobre o meu livro e sobre as histórias que estão no livro”, disse a ceramista, que contou um pouco sobre o seu início na cerâmica, e também alguns segredos sobre os esmaltes de cafezal e do jatobá, desenvolvidos na Fazenda Tozan, em Campinas.

Oficina de modelagem

Oficina de modelagem

União Brasil e Japão

Além de ceramista versátil, Hideko Honma também é uma artista inquieta, que criou projetos socioculturais como o Sukiyaki do Bem, um jantar anual assinado por vários chefs renomados do Brasil e do Exterior, cuja renda é totalmente revertida para entidades de assistência social.

O trabalho de Hideko une os saberes da cerâmica japonesa com um toque de brasilidade, e pela sua relevância artística, a Casa Imperial do Japão convidou a ceramista para produzir 1240 peças para um jantar exclusivo ao Príncipe Naruhito, realizado na Embaixada do Japão em Brasília em 2008, por ocasião das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Lançamento do livro

Com o objetivo de contar um pouco das histórias destes vinte anos de carreira, Hideko Honma lança seu primeiro livro, editado pela D&A Editora de Livros de Arte, com belíssimas fotografias de Gabriel Arantes e curadoria de Flavio Demasi. O projeto editorial foi aprovado pela Lei Rouanet, e recebeu o patrocínio do Grupo Jacto.

Exposição de obras de Hideko Honma

Exposição de obras de Hideko Honma

Hideko Honma” é um relato afetuoso de seu trabalho, escrito coletivamente pelo Atelier Hideko Honma. O diálogo entre suas raízes nipônicas, encontradas mais precisamente na cerâmica de Arita, com a matéria prima brasileira, constituída por água, argila, cinzas de nossos vegetais, compõem sua base criativa.

A ceramista fez uma doação de livros para a Aliança, cujo valor será integralmente revertido para a entidade. O livro está sendo vendido pela Aliança Cultural Brasil-Japão, nas unidades Vergueiro e Pinheiros, pelo valor de R$ 80,00 (quantidade limitada).

Para solicitar o seu exemplar, entre em contato conosco:

Aliança Vergueiro – vergueiro@aliancacultural.org.br – (11) 3209-6630

Aliança Pinheiros – pinheiros@aliancacultural.org.br – (11) 3031-5550

Hideko Honma recebe agradecimento da Aliança

Hideko Honma recebe agradecimento da Aliança

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies