Hoje é o Dia do Fitness no Japão!

“Que dia é hoje?” – Capítulo 49

O dia 22 de setembro tornou-se o Dia do Fitness no Japão, pois a JAFA (Japan Fitness Association) foi fundada nesta data, em 1987, para promover a saúde em nível nacional, incentivando o fortalecimento do corpo. Esta data foi oficializada pela Japan Anniversary Association em 2014, por solicitação da JAFA.

Pensando em práticas de manutenção da saúde no Japão, muitos se lembram do “Radio Taisō” (ラジオ体操, Calistenia/Exercícios de Rádio), que foi criado em 1928 como parte das atividades comemorativas da entronização do Imperador Showa (Hirohito), sendo difundida pela rede NHK (Japan Broadcasting Corporation), inicialmente no rádio e depois pela televisão. É praticado amplamente em escolas, empresas e eventos, inclusive no Brasil. Veja (e pratique) vendo este vídeo.

Segundo o site Fitness Business, a história do mercado fitness no Japão se iniciou em 1965, no ano seguinte dos Jogos Olímpicos sediado pela primeira vez em Tóquio. Foi quando surgiu o primeiro clube privado de natação do Japão. Em 1969, o nadador olímpico Tadaharu Goto fundou o Central Sports Club, atual rede de fitness club Central Sports. Esta rede foi a primeira a utilizar o nome “fitness club” no Japão, em 1983.

Na década de 1970, começaram a surgir diversas redes de academias, muitos ainda com foco na natação. Por volta de 1977, Jiro Shikakura torna-se o primeiro japonês a obter o ATC (Athletic Trainer Certified). Até então, o papel dos treinadores japoneses era a recuperação/redução de fadiga. Foi nesta época que começou a difundir a ideia de condicionamento físico.

Na década de 1980, houve o primeiro momento de crescimento do fitness no Japão, com a chegada de Kenneth H. Cooper ao Japão em novembro de 1981, como conferencista, quando apresentou a aeróbica para os japoneses.

Na segunda metade da década de 1980, época da bolha econômica no Japão, começaram a surgir academias grandes fora dos grandes centros urbanos, além de academias de luxo nas regiões metropolitanas. Com a quebra da bolha na década de 1990, o crescimento do mercado fitness desacelerou bruscamente.

Neste século, o mercado fitness teve oscilações, mas com diversas iniciativas positivas, como redução de preço, introdução de exercícios variados, como artes marciais, ioga (2003), reabilitação, personal trainer (por volta de 2007), outdoor fitness (2009), aumento das academias de 24 horas de funcionamento (década de 2010), etc.

Em 2006, a Nintendo lançou o jogo de videogame Wii Sports e, no ano seguinte, o Wii Fit, para que os usuários possam se exercitar, divertindo-se ao mesmo tempo. Entre outras opções, é possível treinar praticando ioga, musculação, exercícios aeróbicos e equilíbrio, utilizando os controles e a Wii Balance Board que captam os movimentos reais do jogador.

Até as lojas de conveniência entraram no mercado fitness. Desde fevereiro de 2018, a rede Family Mart criou a marca Fit & Go. O andar térreo é a loja de conveniência, e a academia fica no andar de cima. O funcionamento é 24 horas e tem segurança mesmo de madrugada, por conta do movimento do “konbini”. Em alguns lugares, há ainda lavanderias self-service no mesmo endereço. O cliente coloca suas roupas para lavar, aproveita o tempo de espera para se exercitar, e depois pode fazer um lanchinho na loja.

Por fim, neste período de pandemia, está fazendo sucesso o método Tabata, criado pelo japonês Izumi Tabata. Trata-se de um HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade), realizado em apenas 4 minutos, sendo 8 sessões, intercalando 20 segundos de exercício intenso com 10 segundos de descanso. O método em si já é muito conhecido no meio fitness, mas, por se tratar de um treino rápido, muitos estão postando o desafio Tabata, ou o #tabataworkout, nas redes sociais.

Ah! Não se esqueça de consultar um profissional antes de realizar atividades físicas.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies