Cerimônia na Câmara Municipal celebra 60 anos da Aliança

mini-18nov_ACBJ-60anos_17

A Aliança Cultural Brasil-Japão, fundada no dia 17 de novembro de 1956, comemorou 60 anos de trabalho em prol do intercâmbio cultural Brasil-Japão. Para comemorar essa data tão especial, a Cerimônia de Comemoração dos 60 Anos foi realizada no dia 18 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

“Atualmente, mais de 40% dos nossos alunos não possuem ascendência japonesa, e esse era o sonho de Guilherme de Almeida, nosso fundador: unir os dois povos através da cultura. É um orgulho para todos que passaram pela Aliança. Consideramos este como um dos eventos mais importantes dos últimos dez anos, pois pelos costumes japoneses, completar 60 anos – o Kanreki – simboliza o retorno ao calendário e o início de um novo ciclo”, lembrou o dr. Yokio Oshiro, presidente da Aliança.

Cerimônia solene

O ato foi realizado em Sessão Solene, por iniciativa do vereador Aurélio Nomura, que também é presidente do Conselho Superior da Aliança e presidiu a solenidade. “A Aliança foi criada em 1956 e tem cumprido de forma expressa a sua função de incrementar o intercâmbio cultural Brasil-Japão, destacando-se não apenas na difusão da língua japonesa, mas também pela produção de material didático da mais alta qualidade, que é utilizado pela maioria das escolas de língua japonesa no Brasil, e também é referência no ensino das artes japonesas. A partir de agora, a Aliança começa a escrever uma nova história, pela aproximação entre os povos, através da cultura e do conhecimento”, afirmou o dr. Aurélio Nomura.

Logo no início da sessão, os hinos do Brasil e do Japão foram cantados pelo Coral da Aliança Cultural Brasil-Japão, sob a regência da professora Miriam Otachi. Em seguida, o mestre de cerimônias Kendi Yamai registrou a presença das autoridades e representantes das entidades da comunidade nikkei.

Mesa oficial

Além do presidente da Aliança, dr. Yokio Oshiro, do presidente do Conselho Superior, dr. Aurélio Nomura, e do cônsul geral do Japão em São Paulo, sr. Takahiro Nakamae, participaram da mesa oficial do evento o sr. Yasuo Yamada, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão (Kenren); a sra. Harumi Arashiro Goya, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo); o sr. Ryuichi Nasu, Representante Chefe do Escritório da JICA Brasil; o sr. Aiichiro Matsunaga, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil; o sr. Armando Tachibana, Diretor-Presidente do Centro Brasileiro de Língua Japonesa e o sr. Yoo Fukazawa, diretor geral da Fundação Japão.

Após a composição da mesa oficial, foi exibido o novo vídeo institucional da Aliança. “É com imensa honra e satisfação que participo desta solenidade comemorativa. A Aliança Cultural Brasil-Japão, assim como o Bunkyo, nasceu em um período extremamente marcante na história das relações entre Brasil e Japão. Liderada por uma elite cultural desde seus primeiros passos, a Aliança lutou incessantemente para divulgar a cultura japonesa no Brasil. Assim, se hoje a dobradura de papel é conhecida pelo nome japonês origami, devemos isso aos esforços dos seus professores. Outra contribuição de máxima importância se refere ao ensino da língua japonesa, e temos a expectativa que essa comemoração represente o marco de novos desafios e conquistas”, ressaltou Harumi Arashiro Goya, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), em seu discurso.

“Em 2015, comemoramos os 120 anos do Tratado de Amizade entre o Japão e o Brasil, dessa forma, os 60 anos de atuação da Aliança representam a metade dessa história de profundo relacionamento, pelo qual aproveito para externar minha gratidão e meu respeito a todos os professores. A Aliança é uma entidade que sempre tem buscado o seu crescimento, e aguardo ansiosamente os próximos passos, desejando que a Aliança continue investindo no futuro e formando jovens que farão a diferença na sociedade”, completou o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae.

Lista de homenageados

A noite foi também de homenagens aos conselheiros, associados, professores e funcionários da Aliança. Iniciando a entrega das homenagens, a Aliança recebeu uma honraria do vereador Aurélio Nomura, e logo em seguida foram entregues as homenagens aos conselheiros, professores e funcionários da Aliança. O desembargador Dr. Jo Tatsumi, ex-presidente da Aliança, falou em nome dos homenageados.

“Nessa data, a nossa entidade completa 60 anos de existência, nascida do idealismo e do entusiasmo do nosso fundador Guilherme de Almeida, firmemente dirigida e administrada por voluntários, relacionando-se com inúmeras entidades culturais. Entre seus estudantes, a disciplina sempre foi absoluta, com professores e funcionários preparados e proficientes. Hoje, a despeito das turbulências, a entidade segue seu venturoso caminho, vencendo etapas sem sobressaltos, tudo graças ao trabalho de brasileiros de variadas origens, mas com um só objetivo”, afirmou o dr. Jo Tatsumi.

Música e novos projetos

Também foram entregues homenagens da Aliança para a Fundação Japão e a Fundação Kunito Miyasaka. Entre as atrações artísticas do evento, destaque para a Camerata de Cordas Fukuda, sob a regência do maestro Ricardo Fukuda, e a apresentação de koto e shakuhachi com a professora Tamie Kitahara e o músico Shen Ribeiro.

Encerrando a programação, foi lançada a campanha publicitária da Aliança, criada pela agência DA Multicom, com as palavras do publicitário Nelson Muro e do executivo Tsubasa Yamauchi, e também a nova revista da Aliança (Japan Go), criada pela Time Comunicação, com participação do jornalista Diogo Torres. Após a cerimônia, foi oferecido um coquetel no 1º subsolo da Câmara Municipal.

LISTA DE HOMENAGEADOS

ASSOCIADOS E MEMBROS DO CONSELHO SUPERIOR

1.            PROF. RAFAEL ALMIR MARCIAL TRAMM – Tempo de filiação: 43 anos

2.            DR. YUTAKA SANEMATSU – idem: 40 anos

3.            DESEMBARGADOR JO TATSUMI – idem: 38 anos

4.            DR. EDEVAL SIVALLI – idem: 33 anos

5.            DR. HIDEKI HIRASHIMA – idem: 33 anos

6.            DESEMBARGADOR JOSÉ ORESTES DE SOUZA NERY – idem: 28 anos

7.            PROFA. BEATRIZ SHIZUKO TAKENAGA – idem: 21 anos

8.            VEREADOR AURÉLIO NOMURA – idem: 20 anos

9.            ENG. ANSELMO NAKATANI – idem: 17 anos

PROFESSORES DE LÍNGUA JAPONESA

1.            ALICE SANAE TSUCHIYA – Tempo de serviço: 39 anos

2.            HIROKO NISHIZAWA – idem: 37 anos

3.            CLARA KAZUKO SAKAI – idem: 30 anos

4.            LAURA RUMI YAMAMURA – idem: 29 anos

5.            MASAKO KOMORI – idem: 28 anos

6.            CÉLIA MAKI TOMIMATSU – idem: 25 anos

7.            YASUJI BABA – idem: 24 anos

8.            WATARU KIKUCHI – idem: 16 anos

9.            ROSA NOMURA  – idem: 26 anos

10.          KEIKA ABE NATSUMEDA – idem: 15 anos

PROFESSORAS DE ARTES

1.            MARI KANEGAE – Tempo de serviço: 31 anos

2.            TOKUKO KAWAMURA – idem: 23 anos

3.            MIRIAN NAOMI UEZU-  idem: 21 anos

FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS

1.            ROSA MIHOKO TOMA – Tempo de serviço: 26 anos

2.            HARUE HIROSSE – idem: 16 anos

AUXILIAR DE SERVIÇOS

1.            MARIA ANTONIA P. DA SILVA – Tempo de serviço: 24 anos


HOMENAGENS ESPECIAIS

1.            FUNDAÇÃO JAPÃO

2.            FUNDAÇÃO KUNITO MIYASAKA

Confira as fotos do evento acessando esse link: https://www.facebook.com/pg/aliancacultural/photos/?tab=album&album_id=1167060773342155

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies