Palavra • Fukurokuju

(Deus da sabedoria e longevidade)

 

 

Representado como um pequeno velho calvo com uma alongada cabeça, uma testa estranha um corpo mirrado e uma longa barba branca, que representa sabedoria. Carrega um bastão com um pergaminho amarrado, em uma mão e um tokkuri (cabaça para bebida) na outra. Dizem que esse pergaminho contêm toda a sabedoria do mundo; anda acompanhado de um grou, um cervo ou uma tartaruga, símbolos de longevidade.

 

Fukurokuju é o deus da sabedoria, vida longa, felicidade e prosperidade. Seu nome é composto pelos ideogramas fuku (felicidade, sorte ), roku (riqueza) e ju (vida longa).

 

Ele é o patrono dos que desejam uma vida longa e feliz. Sua sabedoria é a de quem viveu por longos anos, daquele que aprendeu na universidade da vida. Os japoneses respeitam muito esse tipo de conhecimento, pois representa a sabedoria que os avós transmitem para os netos, e os anciões às gerações mais novas. Dizem que quem ganha uma estatueta ou pintura de Fukurokuju, se tornar popular e tem uma vida longa e, que passar a mão na sua pontuda cabeça, melhora a inteligência.

Livraria Virtual

ACBJ日伯文化連盟(アリアンサ)

アリアンサ文化センター・ピニェイロス校 日本語、ポルトガル語、アート
サン・パウロ市ピニェイロス区デプタド・ラセルダ・フランコ通り328番
郵便番号- 05418-001  Tel:(11) 3031-5550
© Aliança Cultural Brasil Japão
Copyright © All Rights Reserved
日伯文化連盟
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies