Palavra • Oni

(Diabo/Ogro)

 

Oni é algo equivalente ao demoníaco ogro ocidental. Embora seja visto como um guardião do inferno, ele é um pouco diferente do diabo ou demônio imaginado pelos ocidentais.

 

 

 

 

 

 

É uma criatura enorme, musculosa, com presas, chifruda, com uma pele vermelha, azul ou preta.

Seu corpo é incrivelmente forte; quando perde um membro, logo o reconecta ao corpo e ele cicatriza instantaneamente.

Um oni geralmente tem um kanabo, uma grande barra de aço pontuda, que é uma arma muito destrutiva, quando empunhada por ele. Algumas lendas dizem que o oni odeia grãos de soja, mas adoram comer carne humana.

 

 

 

São considerados altamente inteligentes. Embora sua moradia seja o Jigoku (inferno), alguns oni são encontrados neste mundo e uns poucos vivem em cidades, ocultando a sua identidade.

O Oni é uma criatura complexa. Às vezes é a própria encarnação do mal, outras vezes chega a ser adorável. Ora é um monstro terrível a ser derrotado pelo herói, ora não passa de um bode expiatório. Às vezes se transforma em uma mulher e torna-se a encarnação do ciúme e da inveja. Nas histórias infantis, ele aparece muitas vezes como o bicho-papão, cujo papel é meter medo nas crianças para que elas não se desviem do bom caminho.

 

 

 

 

Em suma, o Oni simboliza quase tudo o que é misterioso ou estranho. A palavra oni é freqüentemente usada metaforicamente na vida diária; por exemplo, como apelido para pessoas insensíveis e sem escrúpulos.

 

 

 

Expressões:

Oni ni kanabo – significa “ainda melhor”, “mais que perfeito” (o Oni já é forte; com um bastão de ferro, fica ainda mais forte).

Oni no inu ma ni sentaku – Relaxar na ausência daquele que mete medo. “Quando o gato sai, o rato faz a festa”.

Oni mo juhachi bancha mo debana – até o Oni era bonito quando moço. Tudo é bom no seu momento ideal.

Livraria Virtual

ACBJ日伯文化連盟(アリアンサ)

アリアンサ文化センター・ピニェイロス校 日本語、ポルトガル語、アート
サン・パウロ市ピニェイロス区デプタド・ラセルダ・フランコ通り328番
郵便番号- 05418-001  Tel:(11) 3031-5550
© Aliança Cultural Brasil Japão
Copyright © All Rights Reserved
日伯文化連盟
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies