Palavra • Pratos Com Frutos do Mar

Um número indeterminado de tipo de peixes, mariscos e outros frutos do mar são usados na culinária japonesa.

 

 

São preparados e consumidos de diversas formas: secos, fervidos, grelhados, bem fritos, cozidos e até mesmo crus.

 

 

 

Sakana (Peixe) – O arquipélago japonês, circundado pelo mar, é abundante em produtos marinhos. O peixe em particular é essencial à alimentação japonesa. Como o peixe fresco é de fácil obtenção, pratos crus, como sashimi e sushi, são populares. Além do que, grelhados e cozidos são muito difundidos, mas pratos fervidos ou fritos, como os da cozinha ocidental não são numerosos.

 

 

 

YakizakanaYakizakana significa peixe grelhado. Muitos tipos de peixe são apreciados desta maneira.

 

 

 

 

Sashimi (fatias de peixe cru) – Uma característica distinta da cozinha japonesa é avivar os pratos com ingredientes que são os mais frescos possíveis. Sashimi são frutos do mar crus, cortado em tamanhos apropriados, mergulhados dentro do molho de soja antes de serem comidos. Depende do tipo do sashimi, wasabi ou gengibre são misturados ao molho de soja. Alguns dos sashimis mais populares são: maguro (atum), toro (atum gorduroso),  ebi (camarão), saba (cavala), ika (lula) , tako (polvo). Para este prato, como escolher e preparar com alta qualidade os ingredientes determina a competência e habilidade do chef.

 

 

 

Wasabi – é uma pasta verde usada como condimento para sashimi e sushi, mas também é usado em outros pratos japoneses. É uma raiz vegetal que é ralada até virar uma pasta verde. Wasabi é muito forte, sabor picante que passa em alguns segundos e deixa um gosto de queimação na boca. Muitos dos produtos de wasabi que são encontrados, contém apenas uma pequena ou nenhuma porção do real wasabi e são feitos de rábano picante colorido. Isso devido ao fato que o cultivo do verdadeiro wasabi é relativamente difícil e caro.

Livraria Virtual

ACBJ日伯文化連盟(アリアンサ)

アリアンサ文化センター・ピニェイロス校 日本語、ポルトガル語、アート
サン・パウロ市ピニェイロス区デプタド・ラセルダ・フランコ通り328番
郵便番号- 05418-001  Tel:(11) 3031-5550
© Aliança Cultural Brasil Japão
Copyright © All Rights Reserved
日伯文化連盟
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies