Palavra • Pratos Donburi

(Arroz cozido, coberto com outra iguaria, em uma tigela grande)

 

Donburi é o termo geral para “tigela”. No entanto, esse também é o nome desse popular prato japonês.  

 

A cozinha japonesa geralmente se baseia em arroz, servidos em tigelas pequenas (chawan) e porções adicionais servidas em outros pratos. 

 

  

 

No donburi-mono, no entanto, o arroz é servido em uma tigela de porcelana, maior que o chawan, com vários tipos de ingredientes encima e isso constitui uma refeição inteira. Ingredientes típicos incluem frituras, fatias de porco, enguia fervida, galinha, ovos e sashimi de atum.

 

 

 

Existem muitos tipos de donburi; o que difere são os ingredientes usados como cobertura. Os mais conhecidos são:

  

 

Oyakodon (oyako donburi): significa donburi mãe e filho. O nome desse prato vem de dois ingredientes básicos, galinha e ovo. É muito raro um donburi com salmão e suas ovas (ikura), que também leva esse nome 

  

 

Katsudon (tonkatsu donburi): servido com tonkatsu (costeletas de porco empanadas e bem fritas), ovos e cebolas por cima do arroz  

 

 

 

 

 

 

Gyudon (gyuniku donburi): com carne de vaca. É muito popular por ser um tipo barato de comida rápida. Tem um sabor particularmente bom quando misturado com ovo cru.  

 

 

  

 

 

Tendon (tempura donburi): tempura são pedaços de frutos do mar e vegetais, envolvidos em uma pasta de farinha, empanados e fritos. Vários pedaços de tempura são mergulhados em um molho à base de soja, antes de serem servidos junto com o arroz.

 

 

 

   

 

 

 

 

Unadon (unagi donburi): com enguia grelhada, preparada com um espesso molho à base de soja e servida encima do arroz.

 

 

 

 

  

 

 

Chukadon (chuka donburi): estilo chinês. A cobertura deste prato consiste em vegetais, frutos do mar e carne em um espesso molho estilo chinês.

 

 

 

 

 

 

 

 

Tekkadon (tekka donburi): com atum (maguro) cru. É servido com tiras de algas marinhas e às vezes, yamaimo (batata da montanha).  

 

 

Expressão:

Donburi kanjo: conta defeituosa. Neste caso, donburi indica a bolsa pendurada na cintura que os artesãos utilizam em vez de carteira; kanjo = conta, cálculo.

Livraria Virtual

ACBJ日伯文化連盟(アリアンサ)

アリアンサ文化センター・ピニェイロス校 日本語、ポルトガル語、アート
サン・パウロ市ピニェイロス区デプタド・ラセルダ・フランコ通り328番
郵便番号- 05418-001  Tel:(11) 3031-5550
© Aliança Cultural Brasil Japão
Copyright © All Rights Reserved
日伯文化連盟
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies