Palavra • Pratos Nabe

(Caçarola, pote, panela)

 

Naberyori (pratos de caçarola) – A cultura japonesa enfatiza a importância da harmonia entre amigos. É uma das formas de confirmar essa harmonia, envolve amigos bebendo e comendo juntos e o nabe-ryori é apropriado para tais reuniões. Caldo de sopa e outros ingredientes são colocados em uma caçarola e aquecidos; quatro ou cinco pessoas se sentam envolta da mesa, tiram a sopa e os ingredientes da caçarola e os colocam em suas próprias tigelas para comer.  Isso intensifica a intimidade de amizade e estimula a conversação. Existem todos os tipos de ingredientes e de caldos de sopa, assim como muitos sabores e maneiras de preparo. Ingredientes típicos incluem peixe, mariscos, uma variedade de vegetais e carnes e caldos de sopa são condimentados com pasta de grãos de soja ou molho de soja.

 

Nabe ou pote quente são preparados em um recipiente quente, geralmente na própria mesa. Típicos ingredientes são vegetais tais como negui (alho poro japonês) e hakusai (repolho chinês), vários cogumelos, frutos do mar e/ou carnes. Existem vários tipos de pratos, e são particularmente populares nos meses frios do inverno.

 

  

Oden (caçarola quente japonesa) – Típico prato de inverno, no qual vários tipos de peixes em pedaços são colocados na panela e rabanetes japoneses, algas marinhas, ovos e konyaku e konbu, cozido por muitas horas em um caldo à base de molho de soja.

 

 

 

Sukiyaki – Carne de vaca fatiada bem fina, vegetais, cogumelos, tofu e shirataki (macarrão de konyaku) são colocados dentro de uma panela de ferro, temperados com molho de soja sake e açúcar, aquecidos e então mergulhados em um ovo cru batido.

 

Shabu-Shabu – é um foundue de carne estilo japonês. Uma carne de primeira é fatiada (não maior do que dois milímetros) e colocada em um prato. Uma fatia é colocada dentro da água fervendo, por três a quatro segundos, até a cor da carne mudar. Então a fatia é mergulhada em um molho feito de molho de soja ou molho de gergelim moído. Os japoneses escutam o som do leve assovio da fina fatia de carne na água fervendo e, então chamam-na de shabushabu.

 

 

 

 

 

Chanko Nabe – É a principal dieta dos lutadores de sumo, e possui muitas variações.

 

 

 

 

 

   

 

Expressões

Nabe bugyo: magistrado de nabe. Diz respeito a uma pessoa que comenta detalhadamente sobre os ingredientes e a ordem da preparação de prato nabe.

Livraria Virtual

ACBJ日伯文化連盟(アリアンサ)

アリアンサ文化センター・ピニェイロス校 日本語、ポルトガル語、アート
サン・パウロ市ピニェイロス区デプタド・ラセルダ・フランコ通り328番
郵便番号- 05418-001  Tel:(11) 3031-5550
© Aliança Cultural Brasil Japão
Copyright © All Rights Reserved
日伯文化連盟
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies