Palavra • Sakura

(Flor de cerejeira)

 .

A flor de cerejeira (sakura) é a flor símbolo do Japão. A floração do sakura é muito comemorada por marcar o início da primavera (haru) e o fim do inverno (fuyu) rigoroso.  A cerejeira tem um período exato para florescer. Normalmente acontece entre março e abril, dependendo da região do país.  Além disso, sakura lembra a história dos samurais que, por estarem dispostos a morrer por seus mestres tinham poucos anos de vida, assim como as flores

 

 

Logo no início do mês de março, a mídia começa a anunciar o sakura senzen (linha do sakura). Trata-se de uma espécie de linha “meteorológica” que consegue prever o período de florescimento da planta em cada região do país. Esta linha tem início na região de Kyushu (sul do país) e se estende até Hokkaido, última região a presenciar a floração do sakura.

 

 

 

Na data prevista para o surgimento das flores, as pessoas correm para debaixo das árvores de cerejeira, onde realizam o chamado hanami (“observação das flores”). Formam grupos e fazem piqueniques, e alguns chegam até a fazer karaokê. Tudo para ver de perto o nascimento e a morte das flores de sakura. A tradição de realizar o hanami é antiga. Ela começou no Período Heian (794 -1185) e se tornou uma das comemorações mais famosas do Japão

 

O sakura também é símbolo da felicidade na terra do Sol Nascente. Nas comemorações matrimoniais, é comum que os noivos bebam um chá com pétalas de sakura. Acredita-se que a bebida proporcionará um casamento feliz. As pétalas são curtidas no sal durante algumas horas e depois servidas numa espécie de chá chamado de sakurayu.

.

Livraria Virtual

ACBJ日伯文化連盟(アリアンサ)

アリアンサ文化センター・ピニェイロス校 日本語、ポルトガル語、アート
サン・パウロ市ピニェイロス区デプタド・ラセルダ・フランコ通り328番
郵便番号- 05418-001  Tel:(11) 3031-5550
© Aliança Cultural Brasil Japão
Copyright © All Rights Reserved
日伯文化連盟
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies