Palavra • Jurojin

(Deus da Longevidade)

 

Representado como um pequeno velho com uma longa barba branca, que simboliza sabedoria e longevidade. Usa um capuz de estudioso e carrega um saku (cetro) sagrado com um pergaminho que guarda o segredo da longevidade e uma lista dos nomes de todos os seres viventes; ao lado de cada nome está a data e tempo de cada vida, nascimento e morte. Mas Jurojin só permite que a morte se aproxime, quando a pessoa esta preparada para evoluir espiritualmente. É freqüentemente identificado com Fukurokuju, pois dizem que os dois habitam o mesmo corpo.

 

Ele é o deus da vida e morte e também guardião do tempo. Também é considerado o deus da ecologia, porque geralmente é retratado junto de um tsuru (grou), uma tartaruga ou um cervo, que é o seu mensageiro. Esses animais são, na verdade, símbolos de longa vida. Diz a crença popular que Jurojin gosta muito de sake (vinho de arroz), mas nunca fica embriagado, pois “a bebida combina muito com a sabedoria, porém quando a dose de sake é maior que a dose de raciocínio, a sabedoria intuitiva vai por água abaixo”. Acreditam que admirar a figura de Jurojin todos os dias, traz sabedoria e longa vida.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies