Kyogen encanta com teatro cômico, simples e humano, conquistando novos admiradores

Workshop de Kyogen no Centro Cultural Aliança

Workshop de Kyogen no Centro Cultural Aliança

O Kyogen (狂言) é o teatro cômico do Japão. É uma arte que tem cerca de 650 anos, e atualmente é considerada a arte teatral mais antiga do mundo, pois ainda existe e é praticada no Japão e no mundo. Seu repertório tem cerca de 300 peças, e dessas, 100 peças utilizam máscaras. Os alunos que participaram do espetáculo Kyogen e do workshop realizado no Centro Cultural Aliança, puderam aprender tudo isso (e muito mais)!

Essa arte tão bonita e tradicional, transmitida de geração para geração, remete aos rituais de agradecimento aos deuses. “O Kyogen é uma comédia, tem estilo cômico. O seu irmão gêmeo é o teatro noh, que tem uma temática mais dramática, mais séria. Antigamente, o mesmo ator fazia a peça cômica e a peça trágica. A especialização é algo recente. O Kyogen e o noh são artes que se complementam e foram encenadas de forma conjunta ao longo desses 650 anos”, explica o mestre Tadashi Ogasawara.

Dr. Yokio Oshiro, Tadashi Ogasawara, Takako Ogasawara e Shinji Sasaki (HIS)

Dr. Yokio Oshiro, Tadashi Ogasawara, Hiroaki Ogasawara, Takako Ogasawara e Shinji Sasaki (HIS)

A apresentação do espetáculo Kyogen, com as peças “Kobuuri – O vendedor de algas” e “Bonsan – Bonsai“, lotou o auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) no dia 15 de novembro, em parceria com a HIS Brasil Turismo.  Entre o público, muitos professores e alunos da Aliança puderam aprender mais sobre a cultura japonesa e sobre o teatro Kyogen.

E no dia seguinte, 16 de novembro, o Auditório Kunito Miyasaka, no Centro Cultural Aliança, sediou o Workshop de Kyogen com o ator Tadashi Ogasawara, reunindo 20 atores e estudantes de Teatro, que puderam aprender algumas técnicas da arte e a história do teatro cômico japonês, com direito a certificado assinado pelo mestre.

“Essa é uma rara oportunidade e temos muita esperança de que o mestre Ogasawara retorne outras vezes, para que possamos conhecer cada vez mais o teatro Kyogencasino svenskkasinon.se . A Aliança Cultural Brasil-Japão fica honrada com esse espetáculo, e consideramos que foi um dos eventos mais importantes na comemoração dos 61 anos da Aliança”, afirma o dr. Yokio Oshiro, presidente da Aliança.

No workshop foram abordados temas como técnicas de interpretação do Kyoguen, kata (forma), kamae (postura) e movimentos, com interpretação simultânea de Carlos Hideaki Fujinaga. O mestre Ogasawara recebeu uma homenagem do presidente da Aliança. Logo após o workshop, os atores apresentaram-se novamente no Bunkyo, encerrando uma visita de muito sucesso e repercussão.

Workshop de Kyogen - participantes

Workshop de Kyogen – participantes após o treinamento

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies