Maria Cândida visita a Aliança e fala sobre relação com a cultura japonesa

Maria Candida na Alianca

Maria Cândida conversa com professores de mangá e de orinuno, na Aliança – Vergueiro (Foto: Divulgação)

A apresentadora Maria Cândida, da TV Aparecida, esteve na Aliança Cultural Brasil-Japão, no último dia 23, para gravar uma matéria sobre o bairro da Liberdade, região central da cidade de São Paulo.

Acompanhada da professora de orinuno, Thaís Kato, a jornalista conheceu os variados cursos de artes da Aliança como, por exemplo, o de mangá, kirigami, origami, além da arte da dobradura com tecido.

Na ocasião, Maria Cândida revelou ter feito o curso de origami na Aliança, aos 15 anos de idade, e contou como foi sua experiência.

“Eu tinha uns 15 ou 16 anos quando passei por aqui, vi e gostei. A experiência teve muita disciplina, lembro que era tudo muito silencioso, muito planejado, realmente para o aluno aprender. Eu adorei mesmo, gostei bastante do curso”, lembra Maria Cândida.

#Podcast4 da Aliança: Em visita à Aliança, Maria Cândida relembra sua adolescência

Além de conhecer de perto uma das mais famosas artes japonesas, Cândida contou que seu contato com a cultura nipônica vem desde a época da adolescência:

“Eu sou paulistana e a Liberdade sempre foi um lugar que eu passeava, adorava porque tem muitas curiosidades e esse contato com a imigração japonesa sempre foi muito constante, principalmente para os paulistanos”.

Cândida disse, ainda, que, na década de 80, comer em restaurantes da Liberdade era uma experiência exótica.

“Antes de existirem esses restaurantes nos Jardins e tal, eu vinha muito à Liberdade para comer nos restaurantes porque eu sou de uma época, na década de 80, que comer comida japonesa ficou na moda aqui em São Paulo. Era uma experiência exótica e diferente vir à Liberdade para comer no japonês a noite”, explicou.

Ao final da gravação para o programa Manhã Leve, Maria Cândida foi presenteada com uma caricatura de seu rosto, ao estilo de desenho japonês.

Maria Candida na Alianca 2

Professores de artes da Aliança expõem seus trabalhos à Maria Cândida,

durante gravação para TV Aparecida (Foto: Divulgação)

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies